O terceiro dia de Ação Social Móvel Profissionalizante do ‘Qualifica São Sebá’, realizado quarta-feira (17), em frente à Escola Estadual Valkir Vergani, em Boiçucanga, registrou o recebimento de 588 cadastros efetivados.

Foram 196 pessoas que procuram o serviço em busca de uma qualificação profissional, ofertada por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Fundo Social, e em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) do Governo do Estado.

A iniciativa oferece mais de 1,5 vagas em 90 cursos profissionalizantes gratuitos e tem como objetivo capacitar moradores de São Sebastião para a geração de emprego e renda. Os interessados podem se inscrever durante Ação Social Móvel Profissionalizante, realizada de forma descentralizada, no bairro Maresias, Costa Sul.

Os cursos são oferecidos em diferentes áreas, como gastronomia, construção civil, informática, beleza e estética, entre outras. Na programação, estão formações de Qualificação Básica – Formação Inicial e Continuada (QBFic), rápidas, e oferecidas pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza.

Ação na Costa Norte e Região Central

No primeiro dia, em ação realizada na segunda-feira (15), no bairro Canto do Mar, o evento superou as expectativas da organização, que recebeu 1.105 cadastros de interessados. Foram cerca de 450 pessoas em busca de uma qualificação profissional.

Já na terça-feira (16), no Centro Histórico, mais uma vez, o evento superou as expectativas da organização, sendo realizados 1.200 cadastros de interessados e aproximadamente 400 pessoas que procuram o serviço.

Próxima ação:

Costa Sul – 600 vagas disponibilizadas

Data: 18 de maio (quinta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Local: Rua da Cesp – Maresias

Caso o munícipe não consiga fazer a inscrição na Ação Social Móvel Profissionalizante, há ainda a possibilidade de realizar o cadastro em três pontos fixos disponíveis:

Região Central

Centro Integrado Profissionalizante (CIP)
Rua Antônio Pereira da Silva, 56 – Topolândia

Região Norte

Polo de Capacitação da Costa Norte – Fundo Social
Rua das Hortênsias, 117 – Jaraguá

Região Sul

Cras Boiçucanga
Rua Sargento Filisbino Teodoro da Silva, 200 – Boiçucanga

Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na Costa Norte, os cursos oferecidos são de açougueiro, chapeiro, chocolateira, churrasqueiro, confeitaria, culinária básica, panificação, de pizzaiolo, salgadeira, operador de caixa, assistente de recursos humanos, assistente administrativo, corte e costura, de assistente de cabeleireiro, barbearia, de cuidador de idosos, maquiagem, manicure e pedicure, de trancista, balconista de farmácia, design de sobrancelhas, operador de telemarketing, penteados para festas e eventos, encanador instalador predial e de auxiliar de veterinária e pet shop.

Na Região Central, as capacitações ofertadas são de azulejista, carpinteiro de obras, encanador e instalador de obra, gesseiro, jardineiro, armador de ferragem, assentador de tijolos, pintura e texturização, manutenção de máquina de costura, de auxiliar de veterinário e pet shop, tosa de animais domésticos, panificação, de salgadeira, pizzaiolo, corte e costura, de cuidador de idosos, maquiagem, de camareiro, auxiliar de logística, assistência de recursos humanos, decoração de festas, técnicas e designer para artesãos, informática básica, montagem e manutenção de computadores, de assistente administrativo, climatização veicular, de alinhador de direção, manicure e pedicure, bartender e copeiro.

Na Costa Sul, as formações são para bartender, camareiro, copeiro, decoração de festas, espanhol para recepção, inglês para recepção, montador de mesas para festas, organização e promoção de festas e eventos, recreação, cuidador de idosos, assistente de cabeleireiro, balconista de farmácia, designer de sobrancelhas, maquiagem, penteados para festas e eventos, trancista, churrasqueiro, ajudante de cozinha, panificação, salgadeira, porteiro e controlador de acesso, operador de caixa, arranjos florais e cestas ornamentais, vitrinista, tosa de animais domésticos, elétrica residencial, chapeiro, açougueiro, pizzaiolo, velas aromáticas e decorativas.

Reconstrução de São Sebastião

De acordo com o CIP, as capacitações são realizadas em diferentes horários e dias da semana, dependendo do curso e da região, com 20 vagas disponíveis para cada formação.

As aulas serão iniciadas a partir do mês de junho, com duração de seis meses, em turmas fechadas. Importante ressaltar que cada curso, só será realizado, se todas as vagas forem preenchidas. A parceria entre os governos estadual e municipal integra o plano de reconstrução do município, devido às fortes chuvas de fevereiro (calamidade pública), e visa o crescimento econômico ordenado sebastianense.

O candidato deve ter mais de 16 anos e levar comprovantes de ensino fundamental completo e residência, além de levar cópias do RG e CPF e carteirinha de vacinação, na van itinerante da Ação Social Móvel Profissionalizante, ou nos pontos de inscrições fixos, Centro Integrado Profissionalizante (CIP) Topolândia, Polo de Capacitação da Costa Norte – Fundo Social e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Boiçucanga.

Mais informações dos cursos podem ser obtidas pelo WhatsApp (12) 99107-6619 ou telefone: (12) 3892-5535.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *