Caraguatatuba está em alerta para risco de infestação de Dengue

CC06CB21-DF30-4741-8CD1-4D6025BDA80B

Marcello Veríssimo

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Caraguatatuba, finalizou a segunda Avaliação de Densidade Larvária em 2023. O índice foi de 1,7% para infestação do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A avaliação deixa a cidade em estado de alerta para o alto risco de transmissão das doenças.

De acordo com os dados, durante o mês de abril foram vistoriados 2.311 imóveis em todas as regiões da cidade. Para se ter uma ideia, se comparado com os resultados da primeira ADL houve uma queda quando registrou 1,9% no mês de janeiro, mas o índice ainda continua alto.

O CCZ informou que a área 2 que contempla os bairros: Jardim do Sol, Portal Patrimonium, Capricórnio, Jetuba, Jardim Santa Rosa e Praia Brava, registrou a ADL mais alta de 3,45%, ou seja, considerada de maior risco. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, os trabalhos de aplicação de inseticida estão sendo intensificados nesta região.

Segundo o Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório e acima de 4,0% é considerado alto risco.

O coordenador das equipes de trabalho no controle da Dengue, Ricardo Fernandes, disse que é importante que a população continue com os cuidados dentro de casa. “Mantendo limpo qualquer criadouro que possa acumular água limpa. A atenção é primordial!”, ele disse.

A Avaliação de Densidade Larvária é uma ação onde os agentes do CCZ vistoriam os imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue nos bairros. A partir disso é possível ter um panorama da situação no município. Durante o ano são realizadas quatro avaliações, a próxima será no mês de julho.

Até agora Caraguatatuba registra 322 casos positivos de dengue. Os moradores que identificarem possíveis criadouros em seus bairros podem ligar no telefone do Disque Dengue (12) 3887-6888 ou no 156.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias