Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia à Vista

 

Marcello Veríssimo

A Setur (Secretaria de Turismo), em São Sebastião, realiza na próxima terça-feira (6) a Oficina de Boas Práticas para a Observação de Baleias Jubartes e Outros Cetáceos. O evento, promovido em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista, acontece no Teatro Municipal, no centro do município, das 9h às 13h, destinado a agências, operadores de turismo e marinas que atuam na região náutica.

De acordo com a organização, o objetivo é proporcionar melhor entendimento sobre os cetáceos, instruindo os participantes sobre como agir ao se depararem com as baleias, além de apresentar as normas de avistagem vigentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

A oficina integra a programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é lembrado na próxima segunda-feira (5). As inscrições seguem abertas e devem ser realizadas pelo formulário eletrônico disponível no link: https://bit.ly/oficinaavistamento.

A participação é gratuita e visa a conscientização dos profissionais que trabalham no setor turístico sobre a importância da preservação desses animais marinhos.

De acordo com os especialistas, as baleias Jubartes são animais migratórios e realizam uma jornada anual que exige resistência, até para elas que são imensas.

Durante o verão, elas migram para a região antártica, para se alimentar. Na terra do gelo, as baleias encontram abundância de alimento em diferentes espécies, como o krill, um pequeno camarão rico em proteínas.

O Continente antártico possui uma superfície de 14 milhões de metros quadrados. Nesta época do ano em que as áreas de gelo aumentam na Antártida e a comida fica escassa, as baleias Jubartes seguem para as águas quentes do Brasil e da América do Sul para se reproduzir.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *