Marcello Veríssimo

Para quem pensa que o Litoral Norte é só praia, não deixa de ter razão, mas a região também oferece uma série de atividades esportivas e de lazer para quem gosta de passear e se divertir ao ar livre. Neste feriado de Corpus Christi, que começa na próxima quinta-feira (8), a expectativa é que as cidades recebam centenas de visitantes. O Circuito Litoral Norte, entidade que reúne os atrativos turísticos das quatro cidades do Litoral Norte, mais Bertioga divulgou na última semana dicas de roteiros especiais para todos os gostos.

De acordo com o circuito, a região possui atrativos na praia e na montanha, mas é no mar com os esportes aquáticos que merecem destaque.

A temporada outono/inverno é uma boa oportunidade de explorar outras possibilidades de atividades além do turismo de Sol e Praia. Com temperaturas mais amenas, mas sol em boa parte dos dias, o período é ideal para praticar esportes em meio à Mata Atlântica preservada, o mar e a areia.

Para os apaixonados por esportes náuticos, Ilhabela, a “Capital da Vela”, conta com um atrativo anual imperdível: a Semana Internacional de Vela, que começa em julho.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Harry Finger, disse que Ilhabela é um destino privilegiado para os esportes náuticos, especialmente durante o inverno. “Nossas águas calmas e tranquilas oferecem condições perfeitas para a prática de vela, windsurfe, caiaque e outros esportes emocionantes. Aproveitem a temporada de inverno para se encantar com as belezas naturais da ilha”.

Além do mar, segundo o secretário, em terra, o destaque fica por conta do ciclismo e trilhas para percorrer suas paisagens entre o mar e a montanha.

Ubatuba e São Sebastião

Em Ubatuba, que é reconhecida como a Capital do Surfe são dezenas de praias, tanto para iniciantes quanto para profissionais.

A cidade que é a casa do atual campeão mundial de surfe, Filipe Toledo, conta com inúmeras escolinhas da modalidade consagradas, inclusive algumas gratuitas oferecidas aos moradores.

Entre os esportes aquáticos, o Circuito Litoral Norte destaca ainda: mergulho, provas natatórias e skimboard, além das atividades terrestres como maratonas, ciclismo, trilhas e triathlon.

A secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito, disse que Ubatuba oferece condições naturais para prática de esportes. A cidade também tem ciclovias e trilhas para a prática de outras atividades físicas. O turismo esportivo é considerado um dos nossos maiores segmentos turísticos, principalmente para combater a sazonalidade”.

São Sebastião

Em São Sebastião as praias de Cambury, Paúba e Maresias, na costa sul do município, são as mais procuradas entre os surfistas.

Já para os iniciantes, as praias de Guaecá, Baleia e Juquehy oferecem condições mais leves, mas mesmo assim só quem sabe nadar bem deve se aventurar.

A dica para os interessados em aprender é procurar uma das escolinhas de surfe nas praias de Juquehy, Guaecá, Barequeçaba e Maresias.

Para conhecer mais dicas sobre a experiência de viver o Litoral Norte acesse os links

https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *