Marcello Veríssimo
São Sebastião voltou a sofrer com a chuva que atinge a região desde o início da manhã desta terça-feira (13). Durante todo o dia, vereadores e o prefeito Felipe Augusto (PSDB) usaram as redes sociais para alertar a população sobre o problema.
A chuva também ganhou contornos políticos com adversários do prefeito se utilizando do problema para espalhar factóides nas redes e por meio de mensagens.
A costa sul do município segue em alerta após registrar diversos pontos de alagamento e deslizamentos durante todo o dia. Em apenas seis horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o município registrou acumulado de 100 milímetros de chuva.
A reportagem do JDL recebeu fotos e vídeos de internautas, que estão na costa sul, com as imagens da chuva. Na Vila Sahy, um dos pontos mais devastados pela tempestade de fevereiro deste ano, várias ruas ficaram alagadas. Mas até o momento, as autoridades não confirmam se há desabrigados.
A rodovia Rio-Santos (SP-55), no trecho de Boracéia, foi um dos pontos da costa sul que também registrou alagamento com água barrenta invadindo a pista. Apesar disso, moradores da região disseram que a água não chegou a invadir imóveis, mas chegou a formar correnteza nas ruas.
De acordo com a prefeitura, as aulas foram suspensas nas escolas da região. A prefeitura do município, por nota, também informou que a Defesa Civil está em estado de alerta, no início da tarde o acumulado de chuva era de 114 mm na altura de Juquehy.
As equipes da Defesa Civil estão nas ruas realizando vistorias nas casas. Os moradores também estão sendo acompanhados pela Defesa Civil por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).
A previsão do tempo alerta para a presença de áreas de instabilidade sobre o município, que devem provocar chuva, pelo menos até a próxima sexta-feira (16).
As Defesas Civis das outras cidades da região não informaram sobre as ocorrências causadas pelas chuvas.