Fundação Florestal usa drone para lançar “chuva de sementes” em núcleo do Parque Estadual de Ubatuba

PHOTO-2023-07-03-05-38-46

Marcello Veríssimo

Usar a tecnologia para um bem maior. Foi o que fez a Fundação Florestal que utilizou um drone para lançar duas toneladas de semente de palmeira-juçara sem polpa por 40 hectares do Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba. O lançamento aéreo foi realizado entre os dias 12 e 17 do mês passado utilizando um novo modelo de drone, que possui uma nova tecnologia desenvolvida especialmente para o Programa Juçara. De acordo com a FF, a metodologia de repovoamento do lançamento aéreo é imitar uma chuva de sementes.

O lançamento do mês passado foi o 21º realizado pela Instituição em uma Unidade de Conservação do Estado desde que o Programa Juçara foi iniciado. As sementes foram adquiridas com agricultores no entorno da unidade.

O Programa Juçara é uma iniciativa pioneira da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística, Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio do Programa Vale do Futuro, Itesp, universidades, prefeituras e a sociedade civil.

A Fundação Florestal informou que o programa
oferece uma alternativa de renda e trabalho a pequenos agricultores e comunidades tradicionais nas regiões que está inserido.

Entre 2021 e 2022, foram repovoados 620 hectares em Unidades de Conservação, sendo 20 polígonos em 11 Unidades de Conservação, no Vale do Ribeira e núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. Ao todo foram 31 toneladas de sementes.

Neste ano até agora já foram adquiridas 19 toneladas de sementes que serão lançadas, até o fim deste mês, em 380 hectares.

Além – Além da questão ambiental, o programa também procura modificar a cultura extrativista da palmeira-juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo assim uma opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de sementes para o reflorestamento. A preservação da palmeira está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade.

A Juçara serve de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cutias, antas, catetos e esquilos, entre outros, se beneficiam das sementes e frutos.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam