Marcello Veríssimo
Férias, lazer e consciência. O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, em Ubatuba, organização dedicada à conservação do meio ambiente marinho, divulgou nesta terça-feira (11) uma série de atividades educativas e de conservação ambiental para quem visita o litoral norte de São Paulo durante o mês de julho, no período das férias escolares.
O objetivo é sensibilizar e engajar os visitantes, oferecendo atividades que unem lazer e educação ambiental, em terra no Museu da Vida Marinha e no mar com a embarcação Nautilus, única hidronave do litoral paulista.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Argonauta, a hidronave conta com uma tecnologia inovadora de visão subaquática através de seu fundo transparente, em formato de bolha. A sensação que se tem é de estar no espaço. A embarcação é equipada com uma lente especial de cerca de 3 m de diâmetro, que ajuda a aproximar as imagens da fauna e flora marinha em até três vezes, o que varia conforme as condições marítimas e de visibilidade da água.
A assessoria de imprensa informou que a cabine conta com visores de vidro oferecendo uma visão panorâmica ao longo do passeio. A Nautilus realiza passeios com abordagem ambiental e científica nos mares de Ubatuba.
Os passeios são didáticos sempre em companhia de um técnico do Instituto Argonauta que apresenta o ecossistema e as espécies marinhas existentes na região. Além das paradas estratégicas para observação.
Limpeza
O Instituto Argonauta também está organizando uma série de ações de limpeza de praias e rios. De acordo com o instituto, voluntários e membros da comunidade estão sendo convidados a participar dessas atividades.
O objetivo é remover resíduos e detritos dos ambientes costeiros. Através dessas ações, o Argonauta pretende sensibilizar a população sobre os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos e incentivar práticas mais sustentáveis.