IA chegou para ficar e já é conhecida por internautas do LN

WhatsApp Image 2023-07-17 at 07.53.29

Marcello Veríssimo

Um caminho sem volta. Assim como as redes sociais, o uso da inteligência artificial em fotos e avatares explodiu neste ano, entre famosos e anônimos e é uma tendência que não deve retroceder daqui para frente na internet, seja por lazer ou profissionalmente. Basicamente, a
inteligência artificial (IA) é a capacidade que uma máquina tem para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planejamento e a criatividade.

E é justamente isso que vem acontecendo em perfis do Instagram que estão utilizando a IA para publicar fotos super produzidas e até reconstituindo imagens e colocando personalidades sob os holofotes, como foi o caso do Papa Francisco caminhando pela rua em meio a neve, usando um casaco branco. Outros casos célebres foi o vídeo de Silvio Santos apresentando o Jornal Nacional no lugar de Willian Bonner.

Ainda entre os famosos, na semana passada, nomes como o cantor sertanejo Leonardo viralizaram ao postar fotos sem camisa e com o corpo sarado.

A IA permite que o dispositivo eletrônico receba dados (já preparados ou recolhidos através dos seus próprios sensores, por exemplo, com o uso de uma câmara), processe-os e responda. Os sistemas de IA são capazes de adaptar o seu comportamento, até certo ponto, através de uma análise dos efeitos das ações anteriores e de um trabalho autónomo.”Mitigar o risco de extinção pela IA deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”, dizem os especialistas desta indústria.

Para a jornalista de São Paulo, Viviane Eduardo, que se divide entre Caraguatatuba e a capital, a
IA é sem dúvida um caminho sem volta. “É só o início de uma nova fase entre as inovações e evoluções que estão por vir. Assim como a Internet, o Google, as plataformas e aplicativos, em breve nos acostumamos e dificilmente viveremos sem ela”. “Usaria sim, principalmente se for para um benefício coletivo ou melhoria do meu trabalho”, disse Eduardo.

De acordo com Viviane Eduardo, no caso das fotos, a IA também pode ajudar. “Em fotos acho bacana enquanto não se transforma numa arma prejudicial aos que enfrentam problemas de distorção de imagem, por exemplo”.

Sistemas

Os sistemas de IA, devido à sua complexidade e falta de supervisão humana, também podem apresentar comportamentos inesperados ou tomar decisões com consequências imprevistas. “Essa imprevisibilidade pode resultar em resultados que impactam negativamente indivíduos, empresas ou a sociedade como um todo”, dizem os especialistas.

Para obter acesso a diferentes sistemas de inteligência artificial, cada um com sua utilidade,
é só procurar em seu navegador ou na loja de aplicativos do seu celular.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias