Marcello Veríssimo
A aldeia do Rio Silveira, em Boracéia, na divisa de São Sebastião com Bertioga recebe nesta quinta-feira (12) um curso de vivência sobre a medicina tradicional dos povos originários. As inscrições podem ser feitas até a manhã do dia antes do início do curso, na própria aldeia. O investimento é de R$ 150 com direito a um almoço elaborado com receitas tradicionais dos indígenas.
De acordo com os organizadores, até a manhã da última terça-feira (10) aproximadamente 12 pessoas já estavam inscritas, a maioria delas de São Sebastião.
O curso será ministrado pelo pajé Sérgio Karaí, líder espiritual e nascido na aldeia do Rio Silveira. Karaí estudou por quase três décadas antes de se tornar pajé, e hoje aos 60 tenta propagar o seu conhecimento. “É a primeira vez que faço o curso. Vamos ter uma palestra sobre a medicina tradicional indígena e, em seguida, vamos percorrer as trilhas da aldeia para que os participantes do curso possam identificar e colher as plantas da mata atlântica que vão utilizar para produzir os medicamentos”, ele explica.
Durante o curso, o pajé conta que todas as plantas e raízes utilizadas na medicina tradicional indígena são da mata atlântica, por isso, a importância de sua preservação.
A aldeia do Rio Silveira fica na Avenida Tupi Guarani, no bairro Boraceia, Costa Sul do município. Lá, vivem cerca de 960 indígenas, divididos em 150 famílias.
O cacique da Aldeia é Adolfo Timóteo e do vice-cacique Mauro Samuel.