Marcello Veríssimo
Diante o novo congestionamento causado no trânsito próximo a área de embarque da travessia entre São Sebastião e Ilhabela, na tarde desta quarta-feira (11), véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida – a Padroeira do Brasil, o prefeito do arquipélago Toninho Colucci (PL), falou com a TV Band Vale sobre o assunto. Na tarde desta quarta-feira a fila para atravessar até a ilha já era de três horas de espera.
O prefeito disse que tem cobrado uma solução definitiva do governo paulista para o problema.
“A balsa é o único instrumento de entrada na cidade, nós temos cobrado o governo do Estado. É bom falar que tudo que está acontecendo é pelos desmandos do governo do PSDB, que abandonou o sistema”, disse Toninho Colucci.
De acordo com o prefeito de Ilhabela, quando assumiu o Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi alertado sobre o problema. “Ele tem tomado medidas para melhorar, já reformou duas balsas que estão em operação, mas não é da noite para o dia que isso vai se resolver”.
O prefeito também disse que, no caso desta véspera de feriado, a paralisação de aproximadamente duas horas em razão dos fortes ventos que atingiram o Canal de São Sebastião, contribuíram para formar uma longa fila. “Lógico que tem sido muito difícil, mas o governo está empenhado, abriu discussão, e está tomando medidas paliativas para resolver até o final das reformas destas balsas que hoje estão sucateadas”, disse Colucci. “Eu vejo uma luz no fim do túnel”, completou o prefeito.
Para ele, todos devem agora se adequar a esta nova realidade. “Quem vai para Ilhabela deve marcar horário de ida e de volta, usar o site do Departamento Hidroviário, se programe para não passar por isso”.
O prefeito também sugeriu para as pessoas atravessarem a pé e aproveitar o município com o transporte público.
“Esse transporte que há 11 anos implantamos na cidade, um transporte de primeiro mundo, que anda ou de ônibus ou de bicicleta, nosso governo fez quilômetros de ciclovia. Quem vai passar uns dias na Ilhabela pode conhecer as praias de bicicleta”.
A reportagem do JDL também entrou em contato com a Associação Comercial de Ilhabela para comentar o assunto, mas ainda não obteve resposta. O espaço continua aberto.
Veja o vídeo da entrevista concedida à Band Vale: