O Complexo Turístico da Rua da Praia foi palco, na quinta-feira (9), da abertura do Festival Italiano de São Sebastião 2023. O evento realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), vai até domingo (12) e traz a autêntica gastronomia italiana, além de muita música e outras manifestações culturais da Itália.

A abertura oficial do evento foi realizada com o discurso dos prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto, e da cidade-irmã italiana de Fivizzano, Gianluigi Giannetti, que destacaram a importância do acordo de cooperação entre as cidades e a programação do festival.

“Esta é a segunda vez que viemos prestigiar esse evento maravilhoso. É um prazer saber o quanto São Sebastião reverencia a nossa cultura e sempre nos recebe de braços abertos. Temos um carinho enorme por esta cidade e esperamos que apreciem o espetáculo do Gruppo Storico Fivizzano, que traz a essência da região da Toscana para São Sebastião”, disse Gianluigi.

O prefeito Felipe Augusto exaltou a irmandade entre as duas cidades por fortalecer os laços de amizade para buscar a promoção dos movimentos culturais italianos e brasileiros, assegurando um intercâmbio que fomente a parceria entre as cidades-irmãs.

“De fato, a ideia do Festival Italiano é trazer um pedaço da Itália para São Sebastião. Sabemos que através dessa aliança com Fivizzano conseguimos proporcionar esse grande espetáculo aos sebastianenses. Fivizzano está localizado em uma região onde são produzidos os melhores vinhos e queijos da Itália. Além disso, ter a oportunidade de ver um grupo dessa cidade se apresentar em nosso solo só engrandece o evento”, destacou o prefeito de São Sebastião.

Após a cerimônia, o Gruppo Storico Fivizzano fez a sua apresentação e encantou o público presente com uma performance que trouxe tambores, clarins e flautas que acompanharam o progresso da procissão histórica e o sugestivo giro das bandeiras com toques e técnicas repletas de habilidades.

Na sequência, o show de Joyce Roldan com sua voz suave e marcante, emocionou a plateia que pôde ouvir grandes sucessos da música italiana. Para fechar o evento, o cantor,Tony Angeli, que é considerado o maior intérprete da música italiana no Brasil, cantou clássicos e trouxe uma interação única do público que vibrou do começo ao fim com a apresentação do artista.

O mecânico, Stefanato Horácio, 43 anos, é italiano e mora no Brasil há oito anos. Ele ficou sabendo do evento pelas redes sociais e fez questão de comparecer para prestigiar. O mecânico nasceu em Maranello, região norte da Itália. Atualmente, Stefanato mora em Ilhabela e diz que se sente muito bem acolhido pelos brasileiros no Litoral Norte.

“Fiquei muito curioso para ver como seria o evento e estou achando tudo muito lindo, posso garantir que consegui me reconectar com o meu País novamente. Chorei de emoção por ouvir canções de Eros Ramazzoti e Laura Pausini. Convidei os meus pais para virem de São Paulo para curtir esse evento que está sensacional”, comentou Stefanato.

Outro ponto positivo do evento é o crescimento do movimento econômico para os comerciantes locais. Luiz Laurentino, o ‘Sombra’, ficou feliz com o movimento do primeiro dia de evento e garante que durante os outros dias o festival será melhor. Sombra é proprietário de um food truck que fica dentro do evento.

“Sou morador de São Sebastião há 30 anos e nunca vi tantos eventos bacanas ocorrendo e fomentando o comércio local como hoje. A infraestrutura é incrível, pois ficamos protegidos das chuvas, os banheiros são de qualidade e até água disponível. Criei pastéis especiais para esse festival e convido todos para provarem”, falou Luiz.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *