A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), instalou, na terça-feira (21), uma ecobarreira no córrego Mãe Isabel, no bairro Topolândia, na região central do município.

A iniciativa faz parte do processo de conscientização da SEMAM junto aos moradores quanto à importância de proteger e celebrar o Dia do Rio, comemorado anualmente em 24 de novembro.  O evento envolveu representantes da sociedade civil e parceiros como o Instituto Argonauta e o Viver de Verão.

Ecobarreiras são estruturas desenvolvidas para interceptar e reter resíduos sólidos presentes em corpos d’água, como rios e canais. Essa barreira é projetada para capturar, principalmente, materiais flutuantes, como plásticos e detritos, evitando que eles prossigam no curso d´água. Ao fazer isso, elas desempenham um papel crucial na prevenção da poluição hídrica e na proteção dos ecossistemas aquáticos.

A ecobarreira instalada no córrego Mãe Isabel ainda se encontra em fase de teste. Ela foi construída pela equipe da Divisão Socioambiental da SEMAM, a partir de materiais recicláveis como garrafas de água e redes de pesca.

Havendo comprovação de sua eficácia e benefícios para os rios e córregos do município, as ações de instalação de ecobarreiras serão estendidas a outros pontos de São Sebastião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *