Deputada Erika Hilton defende suspensão para remover moradores e demolir casas na Vila Sahy

Erika-Hilton

Marcello Veríssimo

O impasse para a remoção dos moradores da Vila Sahy, na costa sul de São Sebastião, ganhou uma nova personagem importante. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, defende a suspensão da ordem da PGE (Procuradoria Geral do Estado), que determinou a remoção dos moradores e a demolição das casas em área de risco no bairro.

A Vila Sahy, epicentro da tragédia com a tempestade que devastou a costa sul do município em fevereiro, também esteve no centro de uma polêmica que começou na semana passada após a solicitação da PGE sobre a evacuação da área. Nesta terça-feira (5) foi realizada uma audiência virtual promovida pelo juiz Vitor Hugo Aquino de Oliveira, que deve decidir o futuro dos moradores da área.

A deputada do PSOL oficiou o Juiz da 1º Vara de São Sebastião, a Secretaria Nacional de Periferias, o Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos (DPR) do Ministério das Cidades, além da CGU )Controladoria Geral da União), o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional de Direitos Humanos e à Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

De acordo com Hilton, existem erros metodológicos evidentes nos estudos apresentados pela PGE para justificar a retirada das famílias e a demolição dos 893 imóveis.

A deputada federal, Erika Hilton, disse que os relatórios colocariam uma mordaça sobre a possibilidade de serem realizadas medidas de adaptação e mitigação ao risco de deslizamentos que, necessariamente, não resultam necessariamente na remoção forçada.

Erika disse que há violação com relação à transparência das decisões e soluções pelo Poder Público, além da participação e controle social. De acordo com a deputada, também houve negligência grave do poder público na oferta de medidas emergenciais.“E reparação dos danos causados pelas chuvas ao longo do ano, contrastando com a atitude de tentar resolver o conflito de forma acelerada via Judiciário, às vésperas da nova temporada de chuvas”, disse a deputada.

Inadequadas

Para a deputada federal, as alternativas oferecidas como o abrigo provisório, por exemplo, são inadequadas e violam os direitos das vítimas do que ela chama de tragédia-crime.

De acordo com a deputada Hilton, também ficou evidente nos relatórios apresentados que não houve coordenação e cooperação adequada dos trabalhos entre a Defesa Civil de São Sebastião , o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a CDHU, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

A deputada também aponta que, de fato, pouco se fez para reparar os danos causados pela chuva aos moradores.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam