O Centro de Apoio ao Idoso (CASI) “Benedito Jorge do Vale Júnior – Sr. Badito”, na região sul de Ilhabela, disponibiliza um espaço único de proteção, lazer e convivência para pessoas com mais de 60 anos, cujas famílias não têm condições de prover cuidados durante o dia.

O ambiente oferece diversas atividades como alongamento, artesanato, roda de conversa, bingo, jogos e passeios dentro e fora do município. “Cuidamos de idosos do Norte ao Sul de Ilhabela. Aqui eles têm acolhimento, alimentação balanceada e cuidados de higiene pessoal. Atualmente, são 24 idosos no CASI Sul”, conta a supervisora da unidade, Claudiana Gomes.

O objetivo do espaço é promover a reintegração social dessas pessoas que, na maioria das vezes, ficam sozinhas durante o dia. “Eles se sentem bem como se o CASI fosse a casa deles. E nós os deixamos bem à vontade também”, compartilha a cuidadora do local, Marilene Oliveira.

Nanci Zanato, secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, ressalta a importância de políticas públicas na valorização dos idosos: “A Prefeitura de Ilhabela reforça o compromisso com a população idosa por meio de espaços destinados ao cuidado integral de pessoas que necessitam de acolhimento e atenção. E os resultados dessa política pública têm sido muito positivos”.

Um diferencial do Centro de Apoio ao Idoso de Ilhabela é o transporte que busca os idosos em suas respectivas casas. “É a única cidade do litoral norte de São Paulo com um transporte exclusivo e adaptado para idosos cadeirantes”, aponta Claudiana. Para participar, o idoso deve se cadastrar no CREAS com uma assistente social. Hoje em dia, a lista de espera está grande.

O CASI de Ilhabela, localizado na Avenida José Pacheco do Nascimento, 7.570, no Curral, foi inaugurado em 8 de novembro de 2021 e é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social. A unidade funciona das 7h às 16h e conta com quatro cuidadores, uma cozinheira, duas auxiliares de cozinha, uma funcionária da limpeza, outra do administrativo e uma supervisora.

Serviço

Localização: Avenida José Pacheco do Nascimento, 7.570, no Curral

Horário das atividades para os idosos: 9h30 às 15h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *