A eleição que definirá a ave símbolo de Caraguatatuba já superou a marca de 1.300 votos aplicados, em pouco mais de uma semana desde o início do processo. A iniciativa tem como objetivo fomentar o ecoturismo de observação de aves, promover a preservação ambiental e estimular a geração de artesanatos, por isso, o envolvimento da comunidade é essencial para o sucesso desse projeto.

Dos votos já registrados, a maioria pertence aos moradores de Caraguatatuba. No entanto, já há registros de participação de pessoas provenientes de São Paulo, São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Santa Branca, e outros municípios vizinhos, como Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Um dos aspectos positivos dessa eleição é o número de comentários opcionais deixados ao final da votação. Muitas pessoas têm elogiado a iniciativa e deixado mensagens de incentivo, o que demonstra o quanto a escolha da ave símbolo é importante para a população.

A Secretaria de Meio Ambiente está trabalhando em conjunto com parceiros da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc. A parceria fortalece o engajamento na causa e agrega conhecimento à seleção da ave símbolo, já que todas as espécies foram selecionadas com base em estudos e análises técnicas.

A proposta é que a ave escolhida como símbolo traga visibilidade ao ecoturismo de observação de aves em Caraguatatuba, bem como ressalte a importância da preservação ambiental e do envolvimento da comunidade na criação de artesanato relacionado à ave eleita. Além disso, o projeto contribuirá para a formação de guias de ecoturismo, voltados para trilhas de observação.

Entre as aves candidatas, estão o Gaturamo-verdadeiro, Saíra-sete-cores, Coruja-buraqueira, Saíra-militar e Beija-flor-rajado. Os critérios para a escolha da espécie levam em conta a abundância da ave na região, sua capacidade de atrair visualmente para a criação de imagens, estampas e artesanatos; facilidade para fotografar, pois algumas aves são reservadas ou inquietas; e preferencialmente, ser endêmica da Mata Atlântica, valorizando o importante bioma presente em Caraguatatuba.

A votação ficará disponível até o dia 20 de dezembro, na próxima semana, e pode ser realizada preenchendo o formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/uvA3QyFLQp6s2WUw6.
Para obter informações completas sobre cada ave candidata, bem como suas particularidades, acesse também a página oficial da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura de Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *