Marcello Veríssimo
O bom filho à casa torna e é homenageado. O bicampeão mundial de surfe, Filipe Toledo, voltou a Ubatuba para uma temporada de férias e recebeu uma homenagem da prefeitura no último domingo (17).
Toledo é padrinho do projeto Namaskar, que promove a inclusão social por meio do esporte e atividades culturais como ballet e yoga.
As aulas, gratuitas, acontecem no bairro Sesmaria.
De acordo com a prefeitura, o projeto existe desde 2005 com o objetivo de levar cultura e educação por meio de cursos, oficinas, além de realizar atendimento psicológico e os encaminhamentos necessários para o Serviço de Fortalecimento do Vínculo Familiar e Comunitário.
O projeto Namaskar conta com diversas oficinas como teatro, bateria, violão, futebol, entre outras.
Toledo colaborou com a montagem para as salas das aulas de costura para ajudar as mães da comunidade com geração de renda. “Foi muito legal ver a galera fazendo escola. Foram momentos que marcaram a minha carreira e a minha vida. Ter vocês aqui hoje é coração. Muito obrigado”, disse o surfista.
O bicampeão mundial dropou suas primeiras ondas na escolinha de surfe do município. O secretário de esportes, Fábio Rossi, disse que o surfe faz parte da identidade e da história de Ubatuba.
De acordo com Rossi, a presença surfista gera “grande orgulho pela cidade ser o lar” de Toledo.
Férias
Filipinho mora com a família desde 2014 na Califórnia, nos Estados Unidos.
Pelo menos uma vez por ano Toledo volta para sua cidade natal para rever antigos amigos e descansar.
O surfista veio acompanhado da esposa e dos dois filhos.
Filipe também é dono de uma loja de artigos de surfe na Praia Grande e dá nome a um campeonato das categorias de base.
Solidário – Filipinho disse aos jornalistas neste ano que sonha em tornar o mundo um lugar melhor para as novas gerações.
No mês de abril lançou o projeto “Onda Solidária”.
Trata-se de uma campanha que tem por objetivo coletar pranchas usadas para serem doadas ao projeto Namaskar.
De acordo com Toledo, ao doar sua prancha usada os surfistas estão contribuindo para que mais pessoas possam ter acesso ao esporte e as oportunidades que ele oferece.