Caraguatatuba encerrou a eleição para escolher a ave-símbolo da cidade nesta quarta-feira (20) e definiu a saíra-sete-cores como a grande vencedora entre as espécies candidatas, com o destaque para os 995 votos obtidos.

No total, o projeto alcançou números expressivos, com o engajamento de 2.125 pessoas que votaram na ave que mais atraiu a atenção. Todas elas receberam votos significativos, mas o embate final ficou entre a saíra-sete-cores e a coruja buraqueira.

A eleição foi considerada um sucesso pela ampla participação popular. Os comentários carinhosos deixados pelos participantes também foram bastante significativos, com elogios à iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Em relação à ave eleita, as considerações deixadas fizeram jus às características marcantes da Saíra-sete-cores, que são suas belas penas coloridas e a sua preferência por ninhos nas famosas bromélias ‘Caraguatás’, plantas que deram origem ao nome da cidade.

As saíras-sete-cores são aves bastante sociáveis, geralmente vistas em bandos e até mesmo bandos mistos, sendo encontradas com frequência em restingas, encostas e comedouros com frutas.
Ela é uma espécie monogâmica, ou seja, formam casais, construindo os ninhos e cuidando dos filhotes juntos. Seu nome científico “Tangara”, em tupi, significa dançarino, em razão das acrobacias que faz durante sua busca por alimento.

O projeto contou com apoio da Câmara dos Vereadores, representada por Jair Silva, que aprovou os projetos de lei relacionados ao ‘Dia do Observador de Aves’ e à eleição da ave-símbolo.
Além disso, houve a parceria com profissionais da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc.

A ONG Save Brasil também está apoiando e sendo uma importante parceira do projeto. A organização é bastante respeitada por seus mais de 15 anos de trabalho na conservação das aves e do meio ambiente.

Caraguatatuba valoriza a fauna e flora local e a iniciativa tem um grande significado para a cidade. A ave escolhida como símbolo ganhará destaque e visibilidade no ecoturismo de observação de aves, destacando a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanatos relacionados à sua imagem. O projeto também contribuirá para a formação de guias de ecoturismo voltados para trilhas de observação.

O resultado superou as expectativas e todas as aves candidatas ganharam um destaque merecido neste processo, visto que cada uma, com suas peculiaridades e beleza, tornam Caraguatatuba uma cidade tão bela e colorida. Uma das favoritas da eleição foi a coruja-buraqueira, ela foi tão bem votada que fechou com 797 votos.

Para mais informações sobre cada ave candidata, você pode acessar a página oficial da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura de Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.

 

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *