Marcello Veríssimo

Dois surfistas do Litoral Norte integram a equipe que vai disputar o Campeonato Mundial Júnior, o World Junior Championship, válido pelas categorias de base da WSL, a Liga Mundial de Surfe, que reúne a elite do esporte. O torneio acontece entre os dias 9 e 14 de janeiro na praia de Oceanside, em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos.

O surfista de Ubatuba Ryan Kainalo, de Ubatuba, e a irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina, Sophia Medina, de São Sebastião, estão entre os cinco surfistas que vão disputar o Mundial Junior.

A irmã de Medina é uma das dez atletas convidadas para competir junto aos 14 surfistas homens e mulheres que se classificaram nos rankings das sete regiões com base da World Surf League.

De acordo com a WSL, quatro surfistas da América do Sul receberam convites, e com isso oito surfistas estão na disputa pelo principal título mundial das categorias de base do surfe.

Os campeões sul-americanos desta categoria em 2023, Ryan Kainalo, de Ubatuba, e Isabelle Nalu, além dos vice-campeões, já estavam confirmados pelo ranking da WSL South America.

Os três surfistas brasileiros vão tentar aumentar para 10 o recorde de títulos na categoria, enquanto as três brasileiras e as duas peruanas vão buscar um título inédito de campeã Junior na WSL para a América do Sul.

O Brasil venceu nove das 22 edições do mundial das categorias e é o recordista de títulos.

O tricampeão mundial, Gabriel Medina, que é de Maresias, na costa sul de São Sebastião, venceu em 2013.

Vencer em San Diego também garante participação em todas as etapas do Challenger Series no ano que vem. Os campeões no feminino e no masculino terão terão a oportunidade de entrar direto na disputa por vagas para o WSL Championship Tour em 2025.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *