Balanço divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), mostra que entre os dias 5 e 7 de janeiro foram registradas 41 ocorrências de afogamentos nas praias de São Sebastião que resultaram em 56 pessoas salvas. E o mais importante, não houve registro de nenhum óbito no período.

O dado é positivo e mostra a importância da parceria da Prefeitura de São Sebastião com o GBMar na contratação de 60 guarda-vidas temporários (GVTs) para atuarem nas praias do município até o dia 18 de fevereiro, após o Carnaval.

Junto com os bombeiros militares e Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD), contratado pelo Estado, eles atuam nas praias da Cigarras, Arrastão, Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores), Barequeçaba, Guaecá, Santiago, Paúba, Maresias, Cambury, Juquehy e Barra do Una.

Importante que os banhistas fiquem atento às condições das praias, evitando entrar nas correntes de retorno, geralmente sinalizada com a marcação de ‘Perigo’, não nadar após ingestão de bebida alcoólica ou comer muito, tomar cuidado com as costeiras e lembrar do lema dos GBMar: ‘água no umbigo, sinal de perigo”.

Outra orientação é ficar sempre próximo de onde há guarda-vida posicionado. Para as crianças, usar pulseirinha com telefone dos pais ou responsáveis também é fundamental no caso de desaparecimento.

Serviço

Posto dos Bombeiros Marítimos em Maresias – 3865.6700
Bombeiros – 193
SAMU – 192

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *