O Centro de Recuperação e Fortalecimento Muscular, criado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Esportes (SEESP) e de Saúde (SESAU), realizou 332 atendimentos em 2023. A iniciativa é voltada para a preparação física e tratamento de lesões esportivas dos atletas das seleções municipais.

Os serviços foram feitos em locais como o Ginásio Municipal José de Souza Gringo ‘Gringão’ e outros espaços esportivos, durante a 65ª edição dos Jogos Regionais, realizado no mês de julho, em Pindamonhangaba, onde uma equipe do Centro de Referência montou uma estrutura para acompanhar os atletas.

Vale ressaltar que dependendo da atividade, os especialistas se deslocam aos locais onde os atletas realizam os treinamentos para efetuar as avaliações.

As modalidades atualmente atendidas são: futsal, voleibol, basquetebol, judô, natação, taekwondo e vela. Todas as equipes associadas à SEESP podem utilizar o serviço desde que tenham solicitado o tratamento.

As avaliações feitas pelos profissionais incluem risco de lesão unipodal, VO2 indireto, desequilíbrio funcional, flexibilidade em cadeia posterior, força segmentada, além de outras avaliações específicas. Após essa etapa, os professores elaboram um relatório e apresentam aos atletas que são encaminhados para um trabalho regenerativo.

O Centro de Recuperação é comandado pelos professores David Camargo Júnior, Marcela Cury, Andreza Cariatti e Márcia de Pádua Leite. David destaca que trabalha há 30 anos na Prefeitura e tinha o desejo de ver esse trabalho iniciado anos atrás.

“É uma realização ver esse sonho se tornando realidade. Sou muito grato a essa gestão pelos cuidados destinados aos atletas sebastianenses. O prefeito Felipe Augusto e a secretária de Esportes, Elaine Nunes, estão de parabéns. Em breve, vamos atender todas as seleções municipais e elevar ainda mais o nível de nossas equipes”, disse David.

O Centro de Referência Esportiva foi criado em fevereiro de 2023, com o objetivo de aprimorar o condicionamento físico dos atletas sebastianenses, em parceria com as comissões técnicas de cada modalidade que atuam nas ‘Escolinhas Esportivas Municipais’.

“Esse trabalho conjunto entre SEESP e SESAU acrescenta muito para o desenvolvimento e alta performance dos nossos esportistas. Somos referência com a implantação desse projeto e vamos continuar evoluindo cada dia mais”, disse o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *