A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), apresentou o espetáculo teatral “A Espera dos Reis na Casa Caiçara” no Parque Fazenda Engenho D’água na noite do último sábado (6).

A apresentação trouxe a história de uma família caiçara que se preparava para receber a visita da Folia de Reis em casa. Durante o período de espera, ocorreram diversas situações que evidenciaram os costumes e tradições dos povos que vivem do mar, incluindo o modo tradicional de falar, os saberes e fazeres.

Para encerrar o espetáculo e o período de visitas e festejos, o último grupo de Folia de Reis existente no munícipio, o Raízes de Ilhabela, apresentou as músicas mais tradicionais dessa importante expressão cultural.

Desde às vésperas do Natal, o grupo visita as casas de moradores que valorizam a tradição, percorrendo as ruas da cidade com seus instrumentos musicais e cantorias. Para o músico Diniz Carlos Corrêa, líder do grupo, a principal alegria de quem participa da Folia é perceber os sorrisos dos moradores.

“Todos os anos visitamos as casas e vemos a alegria transparecer nos rostos das pessoas. São elas também que não deixam a Folia morrer”, ressaltou.

Sobre a Folia de Reis

A Folia de Reis é uma manifestação cultural que representa a história bíblica da visita dos Reis Magos a Jesus recém-nascido. De acordo com a tradição, uma estrela os guiou até Belém já no final da noite.

Por isso, os grupos percorrem as casas de moradores a partir da meia-noite, muitas vezes acordando-os. Os moradores que recebem os músicos ofertam comidas e prendas e os integrantes agradecem, seguindo para o próximo destino, visitando as famílias de casa em casa.

As músicas relembram a visita dos três Reis Magos e recapitulam a história de Jesus. Em Ilhabela, os músicos utilizam a viola, violão, pandeiro, viola machete, triângulo e tantã para embalar a cantoria, que se utiliza de muitos versos, rimas e improvisações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *