Marcello Veríssimo

A Festa de São Sebastião, uma das festas religiosas mais tradicionais da região, segue até o dia 28 de janeiro unindo religiosidade, fé e programação social na cidade. A festa do padroeiro começou no último dia 4 com a benção e o levantamento do mastro, em frente à Igreja Matriz, além de shows com estrelas da música católica e outras atrações. Destaque para o show do padre Fábio de Melo, no dia 25.

As festividades são organizadas pela paróquia do município com o apoio da Prefeitura de São Sebastião.

O pároco de São Sebastião, Alessandro Coelho, disse que a festa representa a gratidão as bênçãos do padroeiro. “A cerimônia do mastro faz referência à árvore da vida plantada na terra e significa, também, Jesus Cristo vivo para reinar durante toda essa linda festa”, ele disse.

Nesta terça-feira (9) acontece a Campanha das Flechas de São Sebastião. De acordo com a programação, também será realizada uma Santa Missa e a tradicional Procissão com a imagem de São Sebastião que será posicionada no espaço da Festa Social na Rua da Praia.

Dia 10

No próximo dia 10, será celebrada a memória de São Gonçalo, padroeiro da Capela São Gonçalo e do Museu de Arte Sacra, na região central do município.
Do dia 11 ao dia 19 acontece a Novena do Padroeiro, que antecede o Dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade, no próximo dia 20.

De acordo com a paróquia de São Sebastião, as celebrações contam com a presença de padres e bispos convidados. O tema deste ano é “Neste Ano Jubilar, com São Sebastião seguimos com os corações ardentes e pés a caminho, aprendendo com as virtudes do Padroeiro”.

O padre Alessandro disse que a igreja acredita na preparação para a festa de São Sebastião e o encerramento da Novena representa o início das comemorações do Dia do Padroeiro da cidade. O padre disse que a novena é uma conexão espiritual do povo para o tão aguardado Dia do Padroeiro. “Foram nove dias de orações, visitas de padres e bispos de cidades vizinhas e de aprofundamento em um tema que nesse ano foi: em São Sebastião, construiremos uma Igreja missionária”.

O Dia do Padroeiro é comemorado no dia 20, a partir das 8h, com missa na Igreja Matriz, seguida pela montagem dos andores da procissão.

A partir das 10h, haverá a carreata pelas ruas do Centro Histórico e ao meio-dia a ladainha, na Igreja Matriz.

A procissão começa às 17h, momento em que os fiéis levam o andor com a imagem do Santo nas ruas da cidade, seguida pela Missa Campal.

Social

A programação social começou no dia 5 e segue até o dia 28, no Complexo Turístico da Rua da Praia.

As tradicionais barracas do padroeiro reúne comidas típicas e shows de prêmios com prêmios especiais, entre motos, carro 0km, televisão, iPhone e quantias em dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *