Marcello Veríssimo

O primeiro fim de semana de 2024 foi letal nas águas do Litoral Norte. O GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) divulgou nesta segunda-feira (8) balanço com as principais ocorrências durante os três dias. Os dados levam em conta os registros entre os dias 5 e 7 deste mês.

De acordo com o GBMar, foram 59 registros de salvamentos e duas mortes nas praias da região.

Pelo balanço, Ilhabela e São Sebastião, juntas, registraram 41 ocorrências de afogamento com 56 vítimas salvas. Em ambas as cidades, não houve registro de nenhuma morte.

Em Ubatuba foram 16 registros com 18 vítimas salvas e duas mortes. De acordo com o GBMar, Caraguatatuba registrou duas ocorrências com duas vítimas salvas e nenhuma morte.

O GBMar informou que uma única ocorrência pode ter mais de uma vítima e, por isso, em alguns casos o número de vítimas salvas é maior do que o de ocorrências.

Orientações- O GBMar orienta que os banhistas precisam tomar alguns cuidados antes de entrar no mar, sem conhecer o local, para evitar novos casos de afogamento.

A primeira orientação é seguir a célebre frase: “Água no umbigo, sinal de perigo”. É que, de acordo com os bombeiros, a água do mar deve chegar no máximo ao umbigo para os banhistas saberem o que fazer em situações perigosas no mar.

Se beber, não entre no mar e redobre a atenção no dia em que a maré estiver brava e com agitação. Respeite a sinalização de perigo nas praias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *