No dia 31 de janeiro de 2023, a Ilhabela Escola Técnica (IETEC) era inaugurada na Barra Velha, com a promessa de formar moradores da cidade para o mercado de trabalho, principalmente nas funções mais demandadas pelo setor turístico. Quase um ano depois, 492 alunos já passaram pela instituição e agora estão melhor preparados para o mercado de trabalho.

A IETEC também ampliou o número de cursos oferecidos, diversificando as opções para melhor atender as demandas da economia ilhabelense e das diferentes vocações individuais dos alunos. O foco do ensino profissionalizante permanece sendo nas áreas de gastronomia, náutica e hotelaria, além da ampliação da oferta para diversas áreas, como tecnologia e construção civil.

A instituição atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em aulas experimentais, complementando a teoria com aulas práticas no Laboratório de Ciências e de tecnologia no Laboratório de Informática.

Na área tecnológica, em parceria com o Instituto Joga Junto, foi oferecida, em 2023, a formação em Quality Assurance (Q.A) para analista de qualidade, uma profissão com grande demanda no mercado e diversas oportunidades no modelo home office.

O aluno Danilo Nascimento da Silva foi um dos beneficiados pelo curso e conta que um dos diferenciais foi a rápida resolução dos problemas e atenção aos alunos. “A estrutura por trás do curso foi boa, com os professores sempre presentes para solucionar alguma dificuldade. Verificamos, por exemplo, que precisávamos de headphones para acompanhar as aulas e no dia seguinte já tinha o equipamento para todos. Em um dos dias choveu muito e nem todos puderam estar presencialmente. Nesse dia a aula foi remota, isso demonstra a atenção a nós, os alunos”, destacou.

Light Stell Frame

Na área da construção civil, em parceria com o Grupo + Engenharia e Projetos, a instituição está com período de pré-inscrições abertas para o curso presencial de Introdução ao Método Construtivo Light Steel Frame e Montagem Básica, que prossegue até o dia 9 de fevereiro.

Podem participar do curso profissionais de construção civil, montadores de drywall, empreiteiros, pequenas empresas de drywall, funcionários de construtoras, arquitetos, engenheiros e pessoas que tenham interesse em aprender o método. Além disso, é necessário ter a idade mínima de 18 anos, ter ensino fundamental completo e residir em Ilhabela.

Foram disponibilizadas 20 vagas e para se inscrever basta acessar o link https://bit.ly/3NZLIhB.. O curso será realizado nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, das 8h30 às 18h, com horário de almoço das 12h às 13h30.

Novas oportunidades em 2024

Para o ano de 2024, a IETEC já tem programação para oferecer 14 cursos em diferentes áreas. A divulgação do período de inscrição e as datas dos cursos são publicados sempre no site da prefeitura de Ilhabela www.ilhabela.sp.gov.br, no tópico notícias.

Atualmente, além da Introdução ao Método Construtivo Light Steel Frame e Montagem Básica, a IETEC está com inscrições abertas para pré-inscrições no curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem.

Para participar é necessário ter a idade mínima de 16 anos, ter ensino fundamental completo ou estar cursando o ensino médio, além de residir em Ilhabela. São disponibilizadas 20 vagas e para se inscrever basta acessar o link http://tinyurl.com/4y3a9t8d. As pré-inscrições iniciam dia 22 de janeiro e ficam abertas até o dia 15 de fevereiro.

Confira os cursos que serão oferecidos neste ano:

  • Bartender – 40 horas
  • Técnico em Hospedagem – 800 horas
  • Recepcionista em meios de hospedagem – 160h
  • Formação básica em confeitaria – 48h
  • Formação básica em garçom – 40h
  • Práticas Administrativas – 30h
  • Preparo de sushi – 36h
  • Doceiro – 160h
  • Informática básica – 80h
  • Camareira – 160h
  • Formação básica em Gastronomia – 96h
  • Técnico em Gastronomia – 800h
  • Técnico em Nutrição e Dietética – 1.200h
  • Técnico em Hospedagem – 800h

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *