Marcello Veríssimo

Depois de consecutivas pioras nas últimas semanas, a balneabilidade das praias se manteve estável e neste primeiro fim de semana de fevereiro, que antecede o feriado de Carnaval, a região está com 18 praias impróprias para o banho de mar.

A constatação é da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que analisa semanalmente a qualidade das águas nas praias paulistas.

Conforme a companhia, o total de praias poluídas é o mesmo da semana passada. Mas de acordo com a companhia, 12 das 18 praias que receberam bandeira vermelha estão impróprias desde o início deste ano.

Até agora foram realizadas quatro análises e nelas as praias do Félix, Itamambuca (no trecho do rio), Santa Rita, Itaguá, e Lázaro em Ubatuba receberam bandeira vermelha, além do Itaguá, Indaiá, Prainha e o trecho do rio na praia da Tabatinga, em Caraguatatuba.

Outras praias que integram o rol das poluídas desde o início do ano são Pontal da Cruz e Boracéia, em São Sebastião; e a praia do Pinto e Portinho em Ilhabela.

De acordo com a companhia, uma das razões para a constante poluição pode ser as chuvas torrenciais da estação e o alto índice de turistas em janeiro, mês que é considerado o ápice da temporada de férias de verão.

A Cetesb informou que o banho de mar nas praias com bandeira vermelha deve ser evitado em razão do risco de contágios das doenças que são transmitidas pelo esgoto presente na água do mar.

Confira as praias impróprias para banho neste fim de semana:

Ubatuba: Itaguá( em dois pontos), Santa Rita, Itamambuca(trecho do rio), Lázaro e Félix.

Caraguatatuba: Tabatinga(trecho próximo ao rio), Prainha e Indaiá.

São Sebastião: Cigarras, Prainha, Pontal da Cruz, Deserta e Boracéia.

Ilhabela: Pinto, Portinho, Itaguaçu, Veloso e Itaquanduba.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *