Marcello Veríssimo

Tradição do Carnaval na região, um dos melhores momentos da folia em Ilhabela está garantida este ano. A Doroteia será recebida em diferentes pontos da cidade, no Portinho e na Praia Grande, ao sul da ilha, e na praia do Perequê e na Vila, na região central. “Para fomentar ainda mais toda a nossa programação do Carnaval, a maior festa popular do Brasil”, disse o prefeito, Toninho Colucci.

O primeiro bairro a receber o desfile é o Portinho, neste sábado (10), a partir das 14h, no circuito do Coreto ao Píer.

De acordo com a programação da prefeitura, neste domingo (11), os foliões do sul podem aproveitar a folia com o banho da Dorotéia na Praia Grande, também com início às 14h. Já na próxima segunda-feira (12), a festa será na praia do Perequê, às 14h.
Para fechar a terça-feira gorda de carnaval, no dia 13, os foliões que seguem os blocos no Banho da Doroteia irão colorir as ruas da Vila. São eles: Banda das Bonitas (14h), Picolé de Cachaça (14h45), Velhos Marinheiros (15h30), Pé na Jaca (16h15) e Tirando a Kraca (17h).

Anos 50

O Banho da Doroteia existe desde os anos 50 no Carnaval de Ilhabela.

A prefeitura informou que, em um primeiro momento, a atração era de entretenimento para os hóspedes do hotel Maembipe e se chamava “Banho da Gerarda”. Para aproveitar o último dia de folia, o evento reunia diversos blocos que começavam a desfilar ao meio-dia.

A presidente do bloco Pé Na Jaca, Kuka Desmonts, disse que assim o evento foi crescendo e outros blocos foram surgindo, como o Bloco da Tia Ligia, bloco de amigos Unidos do Bajara e um tradicional Futebol das Bonitas. “Daí a tradição de homens se fantasiarem de mulher”.

Crepom

De acordo com a prefeitura, a tradição usar fantasias de papel crepom para depois mergulhar no mar se espalhou e passou a ser chamado de Banho da Dorotéia, em homenagem a festa que acontecia em Santos. “Ao desfilar pela avenida principal na Vila e pular do píer, os foliões se despem de suas fantasias, colorindo o mar, acreditando que deixam ali as energias negativas, e se abastecem de alegria e boas vibrações para o ano que se inicia”, disse Kuka.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *