Marcello Veríssimo

Estimular a prática de um esporte que tem como matéria prima a natureza exuberante das praias de São Sebastião. Esse é o objetivo do 1º Festival de Va’a Adaptado, que é organizado pela Secretaria de Esportes do município. O festival acontece neste domingo (18), a partir das 9h, na Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores).

De acordo com a prefeitura, o evento surgiu com o propósito de estimular a prática esportiva por pessoas com deficiência (PCD) no município.

As inscrições são gratuitas e o festival será realizado em parceria com o Instituto São Sebá Va’a. Para participar, os interessados precisam realizar as inscrições pelo telefone (12) 98175-5617. As inscrições terminam um dia antes.
Antes do início do evento, o multicampeão e atleta do escopeta Júlio Cézar Lima vai ministrar a palestra sobre os benéficos que a prática do esporte trouxe para ele. Lima também é professor do Instituto São Sebá Va’a. “A canoa havaiana me proporcionou muitas oportunidades e me motivou a seguir sempre ativo”, ele disse.

Julio disse que ainda tem muitos objetivos a conquistar no esporte, incluindo este ano e que também quer incentivar as pessoas a conhecerem a canoa havaiana. “É um esporte apaixonante que pode ser praticado como um hobby ou até mesmo como uma profissão”.

Além disso, a prefeitura informou que o festival vai fomentar a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência nos eventos esportivos municipais.

São Sebastião integra o programa Cidade Acessível do Governo de São Paulo, que cede os equipamentos e obras de acessibilidade voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Isso acontece por meio de parcerias que envolvem investimentos em diversas áreas, como esporte, lazer, infraestrutura, acessibilidade e educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *