Marcello Veríssimo
A Polícia Ambiental, em Ubatuba, conseguiu desmantelar mais uma operação de comércio irregular de pescado ameaçado de extinção, na região central do município. O flagrante foi registrado na tarde desta segunda-feira (4) pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental).
De acordo com a polícia, os peixes foram encontrados durante patrulhamento dentro de um freezer. Os dois exemplares de Garoupa Verdadeira somam 20 quilos. A espécie consta como ameaçada de extinção na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente.
O dono do pescado não apresentou todos os documentos necessários para a comprovação de origem e peso do peixe, contrariando a legislação pesqueira vigente. O comerciante foi multado em pouco mais de R$ 2, 7 mil por infração ambiental de “comercializar espécimes provenientes da pesca proibida”.
De acordo com a polícia, ele ainda deverá comparecer à SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), em São Paulo, para prestar esclarecimentos.
As duas garoupas foram doadas para o Lar Vicentino de Ubatuba.
Denúncias à Polícia Ambiental podem ser feitas pelo número (12) 3842-0123.