As obras para a Maternidade do Hospital de Clínicas da Costa Sul de São Sebastião, localizado em Boiçucanga, já estão a todo vapor. Mas desde dezembro de 2023, o local já deu início ao atendimento às gestantes e 13 partos já foram realizados.

Mesmo antes da inauguração da maternidade, a estrutura já conta com duas salas para pré-parto, parto e pós parto (PPP) e quatro leitos de observação.

Além disso, o atendimento às gestantes também já proporciona às mães sete poltronas e um equipamento de cardiografia.

A cardiografia é um exame realizado, por meio de dois eletrodos, que são instalados na pele do abdômen da gestante e dura, em média, cerca de 20 a 30 minutos. Neste período, de modo contínuo, são registrados a frequência cardíaca, movimentos do bebê, bem como a presença e duração de contrações do útero.

Tudo isso já ocorre por um acolhimento às gestantes no sistema porta aberta, onde são realizadas a triagem, consulta, medicações e coleta de exames de sangue e urina.

O secretário de Saúde Reinaldinho Moreira, explica que no local são realizados os partos no período ‘expulsivo’, onde a dilatação já se encontra acima de 7 cm para melhor segurança da parturiente.

“Estamos muito felizes em poder entregar, em breve, mais um equipamento público de qualidade. Na maternidade nova, o local terá mais uma sala de pré-parto, parto e pós parto, chegando ao total de três PPP; 12 leitos para alojamento conjunto e dois leitos de berçário patológico”, explica o secretário.

Para o atendimento, neste momento, as pacientes já contam com consultório com banheiro, sala de medicação e cardiografia, observação e PPP.

Todas equipes de enfermagem e doulas já atuam no local, que terá contratação de médico obstetra e pediatra.

O atendimento às gestantes já funciona 24 horas com sistema porta aberta. Enfermeiras obstetras e obstetrizes do lugar contam que já acompanharam de perto 869 mães que passaram por lá.

Ao todo, os serviços da maternidade já contam com 12 técnicos de enfermagem, duas enfermeiras obstetras, duas obstetrizes e duas doulas; além da equipe da recepção, higienização e do atendimento em psicologia e assistência social.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *