Marcello Veríssimo

Março é o mês Internacional da Mulher e como todos os anos uma série de campanhas de conscientização ganham as ruas em diferentes partes do país e também nas cidades da região. Neste ano, com o lema “Porque cuidar também é um ato de amar”, a Secretaria de Saúde de São Sebastião realiza neste sábado (9) a coleta de exames preventivos em todas as Unidades de Saúde da Família para conscientizar e combater o câncer de colo do útero. Os exames podem ser realizados das 8h às 11h e das 13h às 15h.

As mulheres interessadas devem comparecer à USF de sua preferência, portando RG, CPF e Cartão SUS iniciados com o número 7. “Haverá também busca ativa de mulheres elegíveis com atraso no papanicolau para que sejam encaminhadas à realização do exame”, informou a secretaria.

O secretário de Saúde e vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, disse que, por mais difícil que seja a sensibilização sobre a importância da realização do papanicolau, a Atenção Básica de São Sebastião vem colhendo frutos deste trabalho, que começou em 2022. “Iniciamos o ano com uma média de adesão a este exame de 19%, mas conseguimos aprimorar esses indicativos e fechamos o ano de 2023 com 28% de adesão ao papanicolau”.

De acordo com o coordenador de enfermagem da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Felipe Moniz, a ação atende a políticas públicas do programa ‘Previne Brasil’, do Ministério da Saúde para este público alvo que vem tendo baixa adesão à campanha.

O diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde, Paulo Henrique Ribeiro Santana, disse que o poder público adota todas estas estratégias para melhor atender às mulheres de São Sebastião, que muitas vezes não têm tempo para realizar esses exames em horários e dias comuns.
“O câncer de colo de útero é o quarto tipo que mais mata no mundo. O município oferece diversos mecanismos para que nossas mulheres tenham acesso a este exame; mas, ainda assim, apenas 25% procuram nossas unidades para fazer o preventivo”.

A Secretaria de Saúde informou que todas as USFs do município têm dias específicos para coleta do papanicolau. Além disso, São Sebastião conta com cinco Unidades de Saúde da Família que atendem a pacientes também após o horário habitual de fechamento. Nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Topolândia e Enseada, pacientes podem comparecer a essas unidades, de segunda a quinta-feira, até às 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *