A Defesa Civil emitiu alerta para altas temperaturas no Estado de São Paulo durante o final de semana. O alerta, divulgado com bases nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), valem a partir das 14h desta quinta-feira (14) até às 18h do sábado (16).

Neste período, os termômetros no município podem alcançar os 36ºC, por isso, é imprescindível tomar alguns cuidados.

A onda de calor ocorre devido a um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frente fria. A principal característica dessa condição climática, além do tempo seco, é a elevação das temperaturas que vai acontecer ao longo dos próximos dias.

Nesta quinta-feira, a região alcançou sua temperatura mínima de 24ºC por volta das 4h e deve alcançar sua máxima às 16h, onde os termômetros devem atingir 32ºC. É neste período que passa a valer o alerta emitido pelo INMET.

Nesta sexta-feira (5), a mínima sobe para 25ºC e a máxima deve alcançar a casa dos 33ºC. Mesma condição vale para o sábado (16), com uma leve alteração na mínima, que avança mais 1ºC. Não há previsão de chuvas.

No domingo (16), o calor extremo deve atingir seu pico e alcançar uma máxima de 36º C, mas a chuva deve chegar ao município nos períodos vespertino e noturno com pancadas isoladas e uma precipitação de até 8mm.

Cuidados

Com essas altas temperaturas por tanto tempo, é necessário tomar alguns cuidados, como evitar a exposição ao sol, pois os índices de raios Ultravioleta (UV) devem chegar ao nível 11, extremamente prejudicial à saúde. O uso de protetor solar também é indispensável.

Além disso, é recomendada a ingestão de muita água para manter a hidratação do corpo. Bebidas alcoólicas devem ser moderadas nessas condições, pois elas favorecem a desidratação. Outras recomendações que podem amenizar o desconforto é o uso de roupas leves e optar por comidas leves e pobre em gordura.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *