Marcello Veríssimo

Para celebrar o Dia do Caiçara, que é oficialmente celebrado nesta sexta-feira (15), os ranchos de pesca de Boiçucanga, na Costa Sul, e do Pararanga, no Centro, realizam neste sábado (16), uma série de atividades para celebrar a história e cultura desta comunidade tradicional.

A palavra caa-içara é de origem tupi-guarani. Separadas, elas oferecem uma definição: caa – galhos, paus, “mato”, enquanto que içara significa armadilha.

A ideia desta junção, ou seja caiçara, seria uma armadilha de galhos. O termo, porém, denomina as comunidades de pescadores tradicionais dos Estados de São Paulo, Paraná e sul do Rio de Janeiro.

Dia do Caiçara

De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, as comemorações começam ao meio-dia e seguirão até às 20h, em ambos os ranchos, com o objetivo de exaltar a cultura caiçara.

No rancho de Boiçucanga, que fica na rua Hilarião Crisolo de Matos s/n, a comemoração contará com apresentações dos grupos “Fandangueiros Caiçaras” e “Fandangueiros Aleluia”, banda de pagode, além de um almoço tradicional.

Durante o evento também haverá ação solidária para concorrer a premiações como cafeteira, liquidificador, ferro de passar roupa, passeio para “As Ilhas”, entre outros prêmios.

Será servido um prato caiçara tradicional: carapau, arroz, pirão, vinagrete e salada por R$ 25. Os convites podem ser adquiridos diretamente com a Associação de Pescadores de Boiçucanga pelo telefone (12) 98800-8542. Bebidas também poderão ser compradas no local.

Já no rancho do Pararanga, localizado na rua Pescador Altino Garcez, 250, na região central, os pescadores realizam almoço à base de peixe de varal, peixe assado e batata doce.

Pela programação, uma banda de pagode vai animar o público. As crianças também terão animação garantida com brinquedos, além de carrinhos de pipoca e algodão doce.

Para mais informações, entre em contato com as Associações de Pescadores de Boiçucanga, também pelo e-mail abaseac@gmail.com , e do Pararanga, através do número (12) 3862-6343 ou e-mail jonasvagula@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *