Marcello Veríssimo

Com quase 9 mil notificações para casos de dengue, três cidades da região já decretaram estado de emergência para a doença. O anúncio mais recente foi de Caraguatatuba nesta quinta-feira (13).

A região soma exatas 8.267 notificações com 2.505 casos confirmados, 1.825 casos em investigação e uma morte por dengue. De acordo com as autoridades em saúde pública, entre os casos confirmados, dois pacientes são considerados em estado grave.

A cidade de Caraguatatuba anunciou que entrou em epidemia seguindo os
critérios definidos pelo governo estadual, por registrar aumento significativo no número de casos durante quatro semanas consecutivas.

De acordo com as autoridades do município até esta quinta-feira (14), a cidade registrava 601 casos positivos e outros 154 aguardando confirmação, além de dois casos em investigação para chikungunya.

No último dia 5, o Governo de São Paulo decretou situação de emergência em todo território paulista após o estado chegar a marca de 300 novos casos por 100 mil habitantes no começo deste mês.

O secretário de saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher, disse que as mudanças climáticas causadas pelo El Niño, junto com o aumento das chuvas e da temperatura, além do Índice de Densidade Larvária acima do ideal, contribuem para a situação epidemiológica atual e o aumento de casos. “Por isso, a necessidade de decretar emergência e juntarmos forças para combater o mosquito transmissor da dengue”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *