Marcello Veríssimo

Desde o anúncio do apoio do prefeito Aguilar Junior ao vereador Baduca Filho (MDB) na semana passada, as especulações sobre os rumos das próximas eleições municipais ganharam um novo contorno em Caraguatatuba. O nome do ex-prefeito Antônio Carlos da Silva (PSD) adquiriu mais força nos comentários que correm à boca pequena pela cidade.

O anúncio do prefeito Aguilar, que se despede do cargo mais importante do Executivo em dezembro, mesmo que os personagens mais importantes não comentem, mostra um possível desgaste no governo. Após o anúncio, o atual vice-prefeito da cidade, José Ernesto (PDT) também postou nas redes sociais.

José Ernesto disse que vai manter sua pré-candidatura a prefeito e que respeita a decisão de Aguilar, mas também disse que “a luta continua”.

Além de Baduca Filho, Aguilar Junior apoia a atual secretária da educação, Márcia Paiva, como pré-candidata a vice-prefeita.

José Ernesto, que é conhecido como Dr. José Ernesto, disse que respeita a decisão do atual prefeito, mas segundo ele, diante dos anseios dos eleitores da cidade, do trabalho prestado e de sua experiência de 30 anos como médico, decidiu manter sua pré-candidatura a prefeito. “Em um espaço democrático, o mais importante é ouvir quem vota e quem elege, que é a população de Caraguatatuba”, disse.

Antes de chegar a vice-prefeito de Junior, José Ernesto tentou se eleger prefeito em 2016, mas não conseguiu. Ele obteve 5.245, que equivalem a 8,87% do total.

Oposição

O outro que aspirava ser lançado como pré-candidato pelo grupo de Aguilar, Neto Bota, ainda não se pronunciou oficialmente, mas já tinha dito em 2023 que seria candidato com ou sem apoio de Aguilar.

Caso as candidaturas de José Ernesto e Neto Bota se confirmem, ambos saem do mesmo grupo atual e provavelmente irão dividir os votos da situação, o que pode fortalecer ainda mais as candidaturas da oposição, principalmente do ex-prefeito Antonio Carlos da Silva, que pode ser o candidato como também lançar novamente seu filho Mateus Veneziani que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020.

A força de Antonio Carlos é conhecida na cidade, e a divisão dos votos com várias candidaturas desta vez, pode ser favorável ao grupo de Antonio Carlos. Além da pré-candidatura do vereador Baduca Filho anunciada por Aguilar, tem a pré-candidatura de Antonio Carlos ou do filho, a pré-candidatura do Dr. José Ernesto, e também a pré-candidatura do Coronel Stanellis, que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *