Marcello Veríssimo

O veleiro finlandês MorGazek será o homenageado deste ano na 51ª edição da Semana Internacional de Vela que será realizada de 20 a 27 de julho.

Um dos veleiros mais festejados do mundo, o Gazek foi fabricado em 1974 e de lá pra cá participou de regatas importantes como a Transatlântica. Neste ano, o veleiro também comemora 50 anos de participação em regatas brasileiras.

Seu casco é o nº35/46 de um dos projetos mais icônicos da Nautor Swan. Projetado pela Sparkman & Stephens, o Swan 48 fez história na vela, sendo vencedor das regatas de Bermudas, Transatlântica e a Admiral’s Cup.
Os comandantes da tripulação são Michele D’Ippolito e Eduardo Camara Lopes, que neste ano disputam entre os clássicos da SIVI.

O MorGazek, além de ser um modelo Swan de 48 pés construído em 1974, possui uma história interessante. “O barco chegou ao Brasil em 1978 com uma família francesa da região da Bretanha, originalmente fazendeira”, disse o comandante. “Ao chegar, foram conhecer o interior do país. Se encantaram com a qualidade das terras de Goiás, venderam tudo na França e se estabeleceram aqui”, contou Eduardo Camara.

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece no Yacht Club de Ilhabela. O evento terá as classes ORC, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, que neste ano passa a se chamar Bico de Proa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *