Recordista em afogamentos no último verão, Ubatuba que “Praia Segura” o ano inteiro

ef4cd1e0-5028-4562-bd4a-119734480c0d

Marcello Veríssimo

É durante a baixa temporada e os meses considerados mais frios que o Litoral Norte gesta as novidades para o próximo verão. Em Ubatuba, a prefeitura informou que pretende criar o programa “Praia Segura” ampliando o efetivo de guarda-vidas nas praias durante todo o ano e não apenas no verão.

A cidade é a que possui maior número de praias entre os municípios da região, espalhadas por mais 100 quilômetros de costa. Oficialmente são 102 praias e uma população estimada em 92.981 habitantes, que aumenta durante a alta temporada.
Para se ter uma ideia, a Praia Grande, que é considerada uma das mais procuradas da cidade, recebe em média 25 mil banhistas por dia na alta temporada e em feriados prolongados, por exemplo.

Efetivo

A prefeitura informou que atualmente 38 guardas vidas realizam a segurança das praias, sendo que no verão esse contingente praticamente dobra com os temporários contratados pela administração municipal e governo estadual.

Na temporada do verão 2024, foram contratados pelo Estado 112 profissionais em toda a região, além dos 140 contratados pelas prefeituras das quatro cidades.

Verão

De acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos), na última temporada a cidade de Ubatuba foi recordista em ocorrências de salvamento e mortes por afogamento, com 516 banhistas salvos e seis óbitos.

No mesmo período, em São Sebastião, foram 514 salvamentos e uma morte. Caraguatatuba registrou 33 salvamentos e Ilhabela, 20, ambas as cidades não registraram mortes.

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (8) na Câmara de Ubatuba com o comandante do GBMar na região, capitão Danilo Pisaneschi, discutiu o aumento do efetivo de guarda vidas na cidade.

Participaram do encontro representantes das secretarias de Segurança, Meio Ambiente e gabinete da Prefeitura de Ubatuba.

O comandante do GBMar do Litoral Norte, Capitão Danilo Pisaneschi, destacou a mudança no conceito de “temporada de verão”.

Ele reforçou que Ubatuba recebe turistas o ano inteiro aumentando a demanda dos guarda-vidas. “Somos a primeira cidade do litoral paulista quando falamos em busca de destino turístico e na última temporada de verão, entre novembro de 2023 e março de 2024, tivemos cerca de sete óbitos – um número muito acima dos anos anteriores”, disse.

Para Danilo, o ideal seria contratar pelo menos outros 40 guarda-vidas. Atualmente, o efetivo do GBMar possui 38 militares que se revezam em dois turnos de serviço

O secretário de Segurança, Alexandre Napoli, disse que sabe da necessidade e acredita que a solicitação é plausível. “Ubatuba merece”, disse Napoli.

O secretário municipal de Governo, Wagner da Silva, se comprometeu em buscar alternativas para viabilizar o aumento dos GVTs nas praias de Ubatuba.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias