Marcello Veríssimo
As cidades da região realizaram no último sábado (13) o Dia D de vacinação contra a Gripe. Em São Sebastião, foram aplicadas 222 doses, o equivalente a 0,74% do público alvo, ou seja, 29.994 pessoas.
A campanha foi organizada pela secretaria de Saúde.
De acordo com a pasta, a campanha foi realizada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Enseada I e II, Topolândia, Maresias I e II, Boiçucanga I e II e Juquehy I. O objetivo era vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior, além de integrantes dos povos indígenas; povos e comunidades tradicionais quilombolas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
A campanha de vacinação contra a gripe agora continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as USFs do município.
Desde o início da campanha no dia 25 de março até o último dia 13, 3.771 pessoas já foram vacinadas dentro do total do público alvo.
Pelo balanço, até agora foram imunizados cerca de 13,32% do total do público alvo da campanha, que pretende vacinar 29.944 pessoas.
A secretaria informou que a maioria dos vacinados até o momento são idosos, sendo um total de 1.933 pessoas, que equivale a 17,41% de idosos imunizados.
Comorbidades – Em segundo lugar, estão os pacientes com comorbidades: 459 pessoas vacinadas, o equivalente a 8,76% da população.
De acordo com a secretaria de Saúde, 444 crianças foram vacinadas, que representa 8,10% deste público.
A campanha contra o Influenza segue até o dia 31 de maio. Para receber a dose da vacina, é necessário levar o documento CPF ou Cartão SUS, além da carteirinha de vacinação.