Marcello Veríssimo
“Do céu não cai nada, nem chuva”. A frase dos mais antigos representa o que os meteorologistas veem no céu atualmente.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou novo alerta sobre a massa de ar seco que está alojada sobre o Brasil e pelo menos até o próximo sábado (27), manterá as temperaturas máximas acima dos 30 graus.
As regiões do país mais afetadas são Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, as temperaturas podem chegar aos 36°C nesta quinta-feira (25).
Apesar do calor extremo, para o Inmet essa elevação de temperatura ainda não caracteriza uma nova onda de calor, como as que ocorreram em 2023 e no primeiro trimestre deste ano. Os meteorologistas dizem que para receber a classificação de onda de calor, as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média mensal pelo período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos, em determinada área de abrangência.
Amarelo
O Inmet emitiu aviso amarelo de perigo em potencial devido à baixa umidade relativa do ar, até as 18 horas desta terça-feira (23), em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Nestas localidades, a umidade do ar pode baixar aos 20%.
Moradores e turistas que estão nos municípios do Litoral Norte comemoram que, apesar de quente, a umidade do ar em cidades litorâneas não fica tão crítica quanto em municípios longe do mar.
Nesta quinta-feira (25), a umidade do ar será de 87% nas cidades do LN com temperatura máxima de 27°C. “Eu amo praia e ainda parece que estamos no verão, esse é um dos privilégios em ter o mar como quintal”, disse o morador de Caraguá, Eduardo Assis, 35.
Incertezas
No entanto, devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet destaca a importância das pessoas acompanharem as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais na internet.