Marcello Veríssimo
2024 começou com aquecimento no mercado da vaidade masculina. Sim, você não leu errado, o setor entrou cada vez mais em evidência nos últimos anos e fez surgir o chamado “novo homem”, que é aquele preocupado com sua aparência e bem estar.
O mercado é cada vez mais explorado, incluindo segmentos como cosméticos, exercícios físicos, alimentação saudável e tratamentos estéticos dos mais diversos.
De acordo com o Sebrae, o mercado brasileiro é o segundo maior do mundo neste setor, atrás apenas dos Estados Unidos. No ano passado, segundo relatório da empresa de consultoria Research & Markets, o setor movimentou cerca de US$ 78,6 bilhões em todo o planeta.
O mercado para mulheres ainda lidera, mas os homens encontram cada vez mais produtos como cremes para o cabelo, tinturas, cinta modeladoras, tratamento anti-rugas, para reduzir abdômen, entre tantos outros.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o comportamento masculino vem mudando com relação à própria beleza com o passar dos anos.
Vida saudável – A associação informou que o homem brasileiro está cada dia mais disposto a investir em um estilo de vida saudável. Entre as razões, estão o fato que a boa imagem funciona como forma de promoção pessoal, melhorar a autoestima e envelhecer com saúde.
Harmonização Facial – Um dos tratamentos mais populares deste mercado em ascensão é o procedimento da vaidade masculina.
De acordo com os especialistas, não existem contraindicações e além de proporcionar um aspecto mais equilibrado, o procedimento também promove o rejuvenescimento facial.
Mas não existe milagre, diz o cirurgião dentista Natanael Bonotto, que também é especialista em lentes dentais, outro tratamento bastante procurado. “Algumas das técnicas que utilizamos são o preenchimento com ácido hialurônico e o botox, procedimentos capazes de minimizar rugas e linhas de expressão”, disse ele, em entrevista a reportagem na última sexta-feira (26), em São Paulo.
O cirurgião se refere ao fato do botox ser um tratamento preventivo que pode ser iniciado em qualquer época da vida. “Na minha área tem muita gente que aplicam diferentes tratamentos, mas eu prefiro tratar o problema do paciente, não somente pela estética”, diz o cirurgião dentista. “Por exemplo, no caso do ácido hialurônico, temos algumas contradições e não é aconselhável em mulheres grávidas, doenças autoimunes e mulheres que ainda estejam amamentando”, completa Bonotto.
Para saber mais sobre o trabalho do cirurgião dentista, basta seguir o perfil no Instagram @dr.natanaelbonotto.