Marcello Veríssimo

O Instituto Argonauta resgatou nesta semana um golfinho que encalhou em um local de difícil acesso entre as praias de Santa Tereza e Barreiros, ao norte de Ilhabela. A operação, na última terça-feira (7), contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil do arquipélago.

De acordo com o Argonauta, trata-se de um golfinho macho de 1,90m de comprimento e cerca de 50 kg. O corpo já estava em estado de decomposição.

O instituto informou que o animal estava em um local de difícil acesso sendo necessário o uso de um reboque para levar o animal até a Unidade de Estabilização do Instituto Argonauta em São Sebastião. O transporte foi realizado pela Defesa Civil.

A causa da morte não foi divulgada, mas o golfinho passou por necropsia e exames complementares.

A secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Kátia Freire, disse que os trabalhos desenvolvidos pelo Argonauta são de extrema importância. De acordo com a secretária, o principal objetivo é proteger os ecossistemas costeiros e marinhos. “Contribuindo para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *