Marcello Veríssimo

São Sebastião segue mobilizada para ajudar as vítimas da catástrofe causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Durante este fim de semana, o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), que acompanha a missão humanitária in loco, mostrou em suas redes sociais todo o trabalho de resgate feito pelas equipes da Defesa Civil.

Ele também instituiu o decreto municipal 9.338/2024 que define o fornecimento de ajuda humanitária aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a prefeitura, São Sebastião pode mobilizar os servidores da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre. A medida também serve para servidores aptos em outras secretarias reforçarem as ações de arrecadação dos donativos, por exemplo.

Conforme o decreto, esses trabalhadores devem ser capacitados para avaliação dos cenários de desastres naturais, além de prestar apoio aos abrigos emergenciais, logísticas humanitárias e geoprocessamento dos dados relacionados ao clima. O decreto também define que os agentes da Defesa Civil de São Sebastião podem atuar em situações de arrecadação e entrega de medicamentos, colchões, itens de vestuário, materiais de limpeza e higiene pessoal e gêneros alimentícios, entre outras providências.

Doações

Neste fim de semana, sábado (11) e domingo (12), o Fundo Social prossegue com a campanha “São Sebastião Solidária aos Brasileiros do Rio Grande do Sul”. A ação é conjunta entre o Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião com os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) do governo do Estado de São Paulo.

O local recebe água mineral e itens de limpeza como água sanitária, balde, desinfetante, detergente, detergente em pó, escova de lavar, esponja para limpeza, esponja de aço, limpador multiuso, luvas de látex, panos de chão, rodos, entre outros itens, como sabão em barra, sacos de lixo, saponáceos, e vassouras. Também podem ser doados produtos de higiene pessoal como aparelhos de barbear, creme e escova dental, fio dental, sabonete, shampoo e condicionador.

Os pontos de entrega dos donativos são: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Norte, na Avenida Machado de Assis, 410, bairro Canto do Mar; no CRAS Costa Sul, à Rua Sargento Filisbino Teodoro da Silva, 200, em Boiçucanga; e na sede do Fundo Social, à Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, sábado e domingo, das 8h às 17h. Mais informações para doações e solicitações na sede do Fundo Social de São Sebastião, ou pelo telefone (12) 3892-4991.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *