LMarcello Veríssimo

Capital do Surfe no Litoral Norte, Ubatuba se prepara para receber entre os dias 7 e 9 de junho, a IX edição do Simpósio Brasileiro de Saúde e Medicina do Surfe. O evento vai acontecer na praia de Itamambuca, um dos templos do esporte na cidade.

As inscrições estão abertas até o dia 5 de junho as inscrições pelo site www.simsurf.com.br.

A organização é do SID (Surf Information Data) e o objetivo é disseminar e aprofundar conhecimentos técnicos sobre saúde do surfista, que serão debatidos por especialistas em medicina, nutrição, psicologia e treinamento físico.

O médico Marcelo Baboghluian disse que a primeira edição do simpósio foi em 1999. De lá para cá, segundo ele, o evento contribuiu para o avanço da ciência do surfe. “E para a formação de novos profissionais dedicados a trabalhar com surfistas”, disse o médico, que é responsável pelo acompanhamento de estrelas do esporte como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Miguel Pupo.

Salva

Durante o simpósio também está previsto a realização do programa “Surf Salva”, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e a Associação Ubatuba de Surf (AUS), gratuitamente para escolas de surfe da região. As inscrições podem ser feitas na AUS, rua Conceição, 120, região central do município.

De acordo com os organizadores, o Salva visa orientar professores e instrutores na prevenção e resgate adequado em casos de afogamento, além de melhorar o atendimento aos alunos.

Os afogamentos são a segunda principal causa de morte em crianças de 2 a 4 anos e a quarta entre jovens de 5 a 20 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *