Marcello Veríssimo
A Inspetoria da Receita Federal, em São Sebastião, deflagrou na manhã desta quarta-feira (29) uma megaoperação de combate a pirataria e venda de produtos falsificados, no calçadão Santa Cruz, região central de Caraguatatuba.
De acordo com a Receita Federal, a operação teve apoio da Polícia Civil e de agentes da GCM. O alvo da fiscalização eram lojas de produtos eletrônicos e até roupas.
Produtos falsificados ou irregulares, sem nota, foram recolhidos e levados para a sede da Inspetoria da Receita Federal em São Sebastião.
De acordo com a Receita Federal, a operação desta quarta-feira foi a maior já realizada pelo órgão na região, surpreendendo os comerciantes do local e a população, que rapidamente espalhou a blitz nos grupos de mensagem do WhatsApp. “É pessoal, o babado está forte aqui no calçadão de Caraguá”, disse uma das mensagens enviadas a reportagem do JDL.
O calçadão Santa Cruz é uma espécie de rua Santa Efigênia com dezenas de lojas e um dos principais centros de compras de Caraguá.
Agora, a PF também deve rastrear o fluxo do dinheiro envolvido nessas negociações.
De acordo com a Receita Federal, o objetivo é subsidiar ações fiscais de cobrança dos impostos sonegados e eventuais crimes por lavagem do dinheiro dessas vendas irregulares.
A Receita Federal informou que divulgará o balanço da operação em breve.