São Sebastião vai receber, de 4 a 8 de junho, a 7ª edição do Conexidades, evento que reúne representantes do poder público e da iniciativa privada de todo o Brasil em busca de soluções inovadoras e colaborativas para várias áreas. A expectativa é que de 5 mil a 7 mil pessoas passem pelo pavilhão gigante, dotado de toda infraestrutura, que está sendo erguido na Rua da Praia, no centro histórico da cidade, especialmente para o encontro. Ao sediar o Conexidades, São Sebastião se apresenta também como destino para turismo de negócios e eventos, o chamado segmento MICE (sigla internacional para Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).

São Sebastião tem tudo o que grandes eventos, sejam eles corporativos ou sociais, demandam: rede de hospedagem bem estruturada e diversificada – são cerca de 13 mil leitos; serviço de alimentação com restaurantes e bares de qualidade; capacidade para montagem de centro de convenções de pequeno, médio e grande portes com tecnologia audiovisual, Wi-Fi de alta velocidade, conforto e segurança; acessibilidade e, para o lazer, mais de 50 praias, trilhas, cachoeiras, turismo náutico, histórico, social e cultural. “Com o Conexidades, vamos mostrar que São Sebastião, que é um destino de múltiplos produtos turísticos, preparado para receber turistas nacionais e internacionais, também tem tudo para sediar turismo de negócios, principalmente na baixa temporada”, afirma Adriana Balbo, secretária municipal de Turismo de São Sebastião.

Além de aquecer a economia nos meses de baixa temporada, que em São Sebastião vai do Carnaval às férias de julho, o turismo de negócios ajuda atrair novos turistas à medida que aumenta a probabilidade de quem participa de eventos retornar em outra data com suas famílias e amigos. “Agora para o Conexidades, que entendemos que será o pontapé inicial para São Sebastião entrar de vez para a lista dos destinos para turismo de negócios, estamos com a rede hoteleira praticamente lotada, o que é um incremento importante para essa época. É uma oportunidade para mostrarmos a capacidade de São Sebastião sediar grandes eventos já que teremos aqui importantes representantes da iniciativa privada e dos poderes Executivo,Legislativo e Judiciário de todo o Brasil”, acrescenta a secretária de Turismo.

O Conexidades, que já faz parte do calendário do Estado de São Paulo, é uma realização da Multiplicidades em parceria estratégica com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Univesp). Desde sua primeira edição, em 2018, em Ubatuba, discute temas que estão diretamente relacionados ao dia a dia da sociedade, como Educação, Segurança, Saúde, Tecnologia, Turismo, Infraestrutura, Sustentabilidade, Cultura, Responsabilidade Social, Diversidade e Política, entre outros. Desde então, o evento tem crescido e atualmente é um dos principais congressos de lideranças do País.

Neste ano, em São Sebastião, o tema é “Eficiência e Inovação para transformar cidades” e terá uma ampla programação em seus cinco dias. Somente palestrantes, serão 120 pessoas. Já na abertura, dia 4, terá a participação de Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião; Felício Ramuth, Vice-Governador do Estado de São Paulo; Sebastião Misiara, presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp); Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo; Silvia Melo, Ceo do Conexidades; Renato Martins Costa, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Letícia Feres, procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo; Nelson Hervey Costa, diretor Superintendente do Sebrae São Paulo; Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo; Gilson Conzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil, e Luiza Brunet, que é empresária e ativista contra a violência doméstica.

Baleias e sustentabilidade

No dia 5, entre outros palestrantes, a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, falará sobre observação de baleias e cetáceos, que é um dos produtos turísticos mais recentes do destino, mas já tem o selo de sustentabilidade. Em 2023 foram avistadas o número recorde de 740 baleias no Canal de São Sebastião e a Secretaria Municipal de Turismo ganhou o prêmio Braztoa, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, na categoria Gestão/Governança pelos excelentes resultados conquistados na promoção da conservação marinha e do turismo sustentável ao adotar práticas responsáveis, incluir educação ambiental e firmar parcerias com entidades renomadas, como o Instituto Baleia Jubarte. A temporada deste ano está começando e vai até agosto com a expectativa de um grande número de baleias no Canal de São Sebastião e aumento no número de turistas que procuram a atividade, o que já está ocorrendo. Recentemente, inclusive, um vídeo de uma baleia no meio de um cardume de raias no Canal de São Sebastião, feita pelo fotógrafo Rafael Mesquita Ferreira, viralizou pela beleza e raridade.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *