Ambiental recolhe mais uma “rede fantasma” e salva a vida de filhote de raia ameaçada de extinção

WhatsApp Image 2024-06-06 at 15.14.11

Marcello Veríssimo

A Polícia Ambiental, em Ubatuba, apreendeu uma rede de pesca do tipo emalhe de fundo, com 400 metros de comprimento por 3 de altura, nesta quarta-feira (5) próximo da costeira da Ilha do Mar Virado. O flagrante é da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental). De acordo com a polícia, a rede estava montada dentro da APA Marinha Litoral Norte, que é a Área de Proteção Ambiental.

A Polícia Ambiental informou que, no momento do flagrante, não havia nenhum pescador nas proximidades dos petrechos, tão pouco as devidas plaquetas de identificação, o que contraria a legislação pesqueira vigente, caracterizando uma infração administrativa de exercício ilegal da pesca e crime ambiental. Como a autoria é desconhecida a rede foi recolhida e encaminhada para instituições cadastradas que trabalham com reciclagem de materiais.

Durante a retirada do petrecho, os policiais conseguiram salvar a vida de alguns peixes, que foram devolvidos ao mar, entre eles o Bagre Roncador e um filhote de Raia-Prego, que está ameaçado de extinção e classificado como vulnerável na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente.

Denúncias para a Polícia Ambiental Marítima no Litoral Norte podem ser feitas pelo telefone (12) 3842-0123.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias