Duas pessoas morreram e outras 338 foram salvas em ocorrências de afogamento no Litoral Norte de São Paulo, durante o mês de janeiro. A informação é do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo).
Entre os dias 1º e 19 de janeiro (último domingo), a corporação registra 222 ocorrências de salvamento nas praias da região, com 338 pessoas salvas e duas mortes, além de 109.483 Ações de prevenção.
As mortes aconteceram em São Sebastião. As vítimas foram uma mulher de 51 anos e um jovem de 24 anos, ambos na última semana e moradores da cidade (veja detalhes abaixo).
Em todo o litoral paulista, o GBMar contabiliza 13 pessoas mortas nas praias, sendo três em Itanhaém e Mongaguá, duas em São Sebastião e Peruíbe, e uma morte em Guarujá, Bertioga e Ilha Comprida/Iguape.
Também foram registrados 465 ocorrências de salvamento, com 673 vítimas salvas, mais 224.678 ações de prevenção em todo o litoral.
Mortes no mar
Na madrugada de sábado (18), uma mulher de 51 anos morreu afogada na Praia do Deodato, na região da Topolândia, em São Sebastião.
A vítima foi identificada como Roberta Santana (foto), moradora de São Sebastião. Ela estava no local com o companheiro, que relatou que ambos eram frequentadores da praia.
Segundo ele, a mulher entrou no mar dizendo que a “mãe estava lhe chamando”. Ela acabou se afogando e morrendo.
No domingo (12), o corpo de um jovem de 24 anos foi encontrado no mar em São Sebastião, a cerca de 5 km na reta da praia de Toque Toque Pequeno.
A vítima do afogamento foi identificada como Erick Iury de Paiva Gadelha (foto), que estava desaparecido desde a sexta (10). A irmã reconheceu o corpo e informou que Erick tinha diagnóstico para TEA (Transtorno de Espectro Autista). Ele era morador de Maresias, em São Sebastião.
Com O Vale