Surf para Todos: projeto oferece aulas de surf gratuitas em vários bairros de São Sebastião

Surf para Todos (1)

O projeto ‘Surf Para Todos’ chega em São Sebastião, nesta quinta-feira (27/3), a partir das 9h, para aproximar a modalidade daquelas pessoas que nunca subiram ou ainda estão se familiarizando com uma prancha. A iniciativa é patrocinada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e idealizada pela Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep).

Apesar das aulas iniciarem na quinta-feira, a cerimônia oficial de abertura, que contará com a presença da secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis, está marcada para sábado (29/3), às 11h. A Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) e a Associação de Surf de São Sebastião (Asss) são apoiadoras do ‘Surf para Todos’.

As aulas ocorrem sempre de quinta a domingo, das 9h às 16h, com duração de 45 minutos a uma hora por turma. O projeto fica em atividade na Praia de Boraceia até o dia 18 de maio (domingo). O cronograma do ‘Surf para Todos’ na cidade tem duração de um ano e percorrerá as praias de Juquehy, Cambury, Maresias e Guaecá.

Podem participar interessados com idade a partir dos 6 anos, incluindo pessoas com deficiência. A inscrição pode ser feita pelo site https:// https://surfparatodossp.com.br/ ou no local onde ocorrem as atividades.

Para a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena, são poucas as modalidades que permitem o contato integral com a natureza e o surf tem esse poder de conectar as pessoas com o meio ambiente.

“O surf é inspirador. Queremos aproveitar que a modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos e atletas que ditam tendência, para democratizar esse esporte, colocá-lo à mão de quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda”, destaca a secretária.

Já o secretário municipal de Esportes, Ubiratan Mourão, destaca que não teria local melhor para esse projeto ser desenvolvido porque São Sebastião tem no surf os seus principais atletas. Além disso, a atual gestão trabalha para tornar o surf mais próximo de todos, com o intuito de mostrar os benefícios desse esporte na saúde e na formação do cidadão.

“O Surf para Todos vai contar com instrutores locais e todo o suporte da nossa secretaria no que for preciso. São Sebastião tem uma relação histórica com o surf, e garantir que todos tenham acesso a essa prática, independentemente da condição social, é uma forma de fortalecer a cultura do surf e abrir oportunidades”, declara Ubiratan.

Além das atividades com a prancha, o projeto prevê um estudo sobre a interferência do surf na saúde mental dos alunos, que resultará em um banco de dados com informações sobre a conexão entre o esporte e a sanidade mental dos seus praticantes.

“Sempre acreditamos no poder transformador do surfe. Democratizar o acesso à prancha é mais do que ensinar um esporte, é oferecer às pessoas a chance de se conectarem com a natureza, com elas mesmas e com uma comunidade que valoriza o equilíbrio e o bem-estar. O impacto positivo na saúde mental é visível, e agora vamos mensurá-lo com rigor e ciência”, destaca Romeu Andreatta, presidente da Abiep.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam