A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quinta-feira (3), a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de vacinar 90% da população pertencente aos grupos considerados vulneráveis ou com maior risco de complicações relacionadas à gripe.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger a população contra o vírus, especialmente os grupos de risco, que são mais suscetíveis a complicações, como pneumonias e hospitalizações.
Neste ano, a vacina disponível oferece proteção contra os subtipos do vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que circulam com maior intensidade durante os períodos de outono e inverno, favorecendo a propagação da doença.
A campanha de vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ilhabela, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, e não há necessidade de agendamento.
Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto), trabalhadores da saúde, professores, trabalhadores dos Correios, pessoas em situação de rua, portadores de deficiência permanente e indivíduos com comorbidades.
“A vacina pode reduzir em até 70% o risco de hospitalização em adultos e crianças, além de ser uma medida essencial para prevenir surtos e aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde. É fundamental que todas as pessoas dos grupos de risco se vacinem o quanto antes”, destaca a Secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale.
Para mais informações sobre a campanha de vacinação contra a influenza em Ilhabela, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone: (12) 3896-9221.