Henrique Martins
Uma publicação nas redes sociais, que já conta com quase 400 compartilhamentos, alerta para uma suposta tentativa de golpe envolvendo boletos falsos de contas de água em Caraguatatuba. De acordo com o post, criminosos estariam distribuindo os documentos diretamente nas residências, com o objetivo de induzir os moradores ao pagamento indevido.
Diante da repercussão, o Jornal do Litoral entrou em contato com a Sabesp para esclarecer a situação à população. Em contato com a empresa, a Sabesp negou a veracidade da denúncia e afirmou que as informações divulgadas nas redes sociais são equivocadas.
O alerta teria surgido após uma moradora do bairro Golfinho, perceber diferenças entre duas contas recebidas em sua residência. A suspeita era de que uma delas fosse falsa. No entanto, segundo a Sabesp, ambas as cobranças eram legítimas: uma correspondia à fatura do mês atual e a outra era uma notificação referente a um débito anterior ainda não quitado.
Leia a Nota da Sabesp:
“A Sabesp informa que ambas as contas estão corretas. Uma é a fatura do mês vigente, e a outra uma notificação de débito pendente.
A Companhia ressalta que jamais realiza visitas domiciliares sem agendamento prévio. Todos os colaboradores da empresa e profissionais de empresas terceirizadas que prestam serviços atuam devidamente uniformizados, portando crachá de identificação com foto, nome e cargo, em local visível.
Para a segurança de todos, seguem orientações:
– Solicite o crachá de identificação do visitante e, se necessário, confirme a identidade diretamente com a Sabesp, por meio de nossos canais oficiais;
– Desconfie de visitas sem agendamento: caso o visitante afirme realizar serviços sem aviso prévio, entre em contato com a Sabesp antes de permitir a entrada;
– Observe o comportamento: colaboradores da Sabesp ou prestadores de serviços estão sempre identificados e em serviço, sem solicitar objetos pessoais como dinheiro ou chaves.
Para esclarecimento de dúvidas sobre a veracidade da conta, os consumidores podem entrar em contato na Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), também pelo WhatsApp 11 3388-8000 e pela Agência Virtual no site agenciavirtual.sabesp.com.br.”