Créditos da Imagem: Cristina Prochaska
Henrique Martins
O Festival dos Pequenos Espaços Teatrais (FePET) retorna em 2025 para sua oitava edição, com o tema “Infinitas Possibilidades”. O evento reafirma seu compromisso com a descentralização cultural e a valorização de espaços alternativos para a criação e apreciação artística em Ubatuba.
Promovido pela Officina ArtAud e apoiado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e pela Prefeitura de Ubatuba, o FePET será realizado de 10 a 24 de maio, em diversos bairros da cidade.
Com uma programação gratuita e diversificada, o festival oferece espetáculos teatrais, oficinas, ações formativas e um fórum de produtores. As atividades serão realizadas em praças, escolas, centros culturais e outros espaços. A proposta da organização é transformar cada local em um palco e cada encontro em uma experiência única, levando cultura a todos os cantos da cidade.
Geandra Parmigiani, assessora de imprensa do FePET, explica a missão e comenta a inspiração por trás da edição deste ano:
“A missão do FePET é fortalecer os pequenos espaços teatrais como territórios de criação, encontro e resistência cultural. Desde sua primeira edição, o festival tem se empenhado em valorizar iniciativas autônomas e coletivos artísticos que atuam fora dos grandes centros e estruturas, apostando na potência da arte feita com afeto, proximidade e experimentação. As edições anteriores refletiram essa missão ao promover uma programação descentralizada, acessível e profundamente enraizada nos contextos locais.
O tema desta edição, “Infinitas Possibilidades”, nasce inspirado no conceito da espiral de Fibonacci e na reflexão sobre o número 8. Ele nos lembra que o universo está repleto de caminhos a serem explorados, ideias a serem concebidas e realidades a serem criadas.”
O festival tem como proposta levar a arte para além dos palcos tradicionais, ocupando espaços que geralmente não são destinados a manifestações artísticas. Para Geandra, essa abordagem contribui diretamente para a descentralização cultural, ao ampliar o acesso à programação em regiões fora do circuito habitual, ativar espaços alternativos e promover encontros significativos entre artistas e diferentes públicos. Com isso, o FePET ajuda a consolidar uma rede cultural mais democrática, diversa e acessível.
Essa estratégia está alinhada à visão do festival sobre o papel transformador da arte, compreendida como instrumento de escuta, expressão e construção coletiva. Ao estimular o diálogo entre criadores e comunidades, o evento fortalece laços sociais e contribui para a formação de uma sociedade mais sensível, criativa e engajada. Além disso, a organização do projeto entende o lazer como um direito fundamental e, por meio da realização do festival em bairros afastados do centro, promove a inclusão de famílias e estudantes das escolas municipais mais distantes.
A organização do Festival dos Pequenos Espaços Teatrais (FePET), reconhece seu impacto significativo na vida dos artistas locais e no fortalecimento das práticas culturais de Ubatuba.
“Há 9 anos o festival tem sido uma plataforma importante para que artistas locais compartilhem seus trabalhos, encontrem novos públicos e estabeleçam conexões com outras linguagens e territórios. Além de valorizar e dar visibilidade às produções locais, o FePET incentiva o intercâmbio e a formação, contribuindo para o amadurecimento das práticas culturais em Ubatuba. A cada edição, percebe-se o fortalecimento da cena artística da cidade e o crescimento de uma rede colaborativa que segue viva mesmo após o fim do festival. São 10 dias de programação intensa e ainda um grande Sarau que inclui dança, literatura e música, ampliando a experiência do público e de artistas de outras linguagens da cidade.” Conta Cristina Prochaska, produtora do FePET.
O Festival dos Pequenos Espaços Teatrais (FePET) realiza sua próxima edição entre os 10 e 24 de maio. As atividades serão realizadas em Ubatuba, com o tema “Infinitas Possibilidades para o teatro e os encontros que ele gera”. O evento promove ações em diversos bairros da cidade, envolvendo artistas, moradores e visitantes, se propondo a incentivar a escuta, o diálogo e a experimentação no campo das artes cênicas.
Todas as atividades têm entrada gratuita, reforçando o compromisso com o acesso à cultura e a ocupação de espaços públicos por meio da arte.
Confira a programação completa do festival:
Informações adicionais e atualizações podem ser encontradas nas redes sociais da OffiCina Artaud, do FePET e da FundArt.